Crivella envia projeto à Câmara para retomar gestão da linha Amarela
Prefeito quer quebrar contrato de concessão por motivo de interesse público; Lamsa teria causado prejuízos de R$ 1,6 bilhão aos cofres municipais
Rio de Janeiro|Do R7
O prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella, encaminhou nesta terça-feira (29) um projeto de lei à Câmara dos Vereadores que autoriza a retomada da gestão da linha Amarela, via que liga a zona norte a oeste da cidade.
Leia mais: Motorista embriagado é preso após atropelar e matar pedestre no Rio
A prefeitura informou que a proposta é baseada no artigo nº 37 da Lei de Concessões, que prevê quebra de contrato por motivo de interesse público, amparada em lei e com pagamento de indenização.
No entanto, o projeto pede que a compensação financeira seja descontada do prejuízo de R$ 1,6 bilhão que a concessionária gerou aos cofres públicos - valor apurado pela prefeitura e também pela CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) da Linha Amarela.
Crivella solicitou ainda a tramitação do projeto de lei em regime de urgência.
Também hoje, a Lamsa confirmou que a cobrança de pedágio será retomada na próxima sexta-feira (1º), após a concessionária ter as cancelas desativadas por equipes da prefeitura do Rio de Janeiro na noite de domingo (27).