Dez menores são vítimas de violência sexual por dia no RJ, diz ISP
Dossiê Criança e Adolescente, do Instituto de Segurança Pública, mostra que 3.886 casos foram registrados em delegacias do Estado somente em 2017
Rio de Janeiro|Bruna Oliveira, do R7
O Dossiê Criança e Adolescente 2018, do Instituto de Segurança Pública do Rio de Janeiro, divulgado nesta sexta-feira (23), apontou que uma das formas de violência que mais atingem crianças e adolescentes é a sexual. Somente em 2017, foram 3.886 casos registrados em delegacias do Estado. Isto quer dizer que, em média, dez menores foram vítimas de violência sexual por dia.
Violência contra crianças e jovens parte de dentro de casa e deixa traumas difíceis de superar
No indicador Violência Sexual estão agrupados os seguintes crimes: estupro (3.367); importunação ofensiva ao pudor (225); estupro-tentativa (151); ato obsceno (45); exploração sexual (38); satisfação da lascívia (32) e assédio sexual (28).
O levantamento considera ainda que possa ter uma subestimativa da violência contra crianças e adolescentes, já que são contabilizados apenas os casos registrados em delegacias de polícia.
Leia também
A pesquisa mostra também que conhecidos (familiares ou não) são os autores de 40,4% dos crimes de violência sexual.
Para os responsáveis pelo estudo, os números mostram que há uma necessidade de realizar campanhas para conscientização da população sobre os direitos de crianças e adolescentes, além das providências que devem ser tomadas para interrromper ameaças ou episódios de violência.