Disque Denúncia pede informações sobre suspeito de executar vereador na Baixada Fluminense
Silmar Braga de Souza foi atacado a tiros por motivação política em Magé, em 2025; mandante do crime já está preso
Rio de Janeiro|Do R7

O Disque Denúncia divulgou um cartaz com a foto do suspeito de executar o vereador Silmar Braga de Souza em Magé, na Baixada Fluminense. A iniciativa busca ajudar a polícia a localizar Gutemberg Andrade de Santana, de 32 anos, que é considerado foragido.
O crime ocorreu em janeiro de 2025. De acordo com as investigações da DHBF (Delegacia de Homicídios da Baixada Fluminense), a motivação para o homicídio foi política.

Segundo a polícia, Silmar foi atraído para uma emboscada. O atirador se aproximou em uma motocicleta e efetuou diversos disparos contra a vítima. Não houve chance de defesa.
Mário Jorge Soares Gentil, de 50 anos, foi apontado como mandante do crime. O suplente teria ordenado a execução em razão da disputa por votos na região do Jardim Nova Marília, onde Silmar morava e atuava.
Durante as investigações, a polícia apurou que Mário Jorge costumava andar com seguranças armados, entre eles estava Gutemberg.
Contra o suspeito foi expedido um mandado de prisão preventiva (sem prazo) pelo crime de homicídio qualificado.
Quem tiver informações sobre Gutemberg Andrade de Santana pode entrar em contato pelos seguintes canais de atendimento:
- Central de atendimento/Call Center: (021) — 2253 1177 ou 0300-253-1177
- WhatsApp Anonimizado: (021) – 2253-1177 (técnica de processamento de dados que remove ou modifica informações que possam identificar uma pessoa)
- Aplicativo: Disque Denúncia RJ
Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp













