Logo R7.com
Logo do PlayPlus

Donos de bares e restaurantes protestam contra restrição no Rio

Comerciantes fazem manifestação na Barra da Tijuca após prefeito anunciar redução do horário de funcionamento

Rio de Janeiro|Victor Tozo, do R7*

Empresários e comerciantes do setor de bares e restaurantes fizeram uma manifestação na Barra da Tijuca, zona oeste do Rio de Janeiro, na tarde desta quinta-feira (4). O protesto ocorreu após o anúncio das novas medidas restritivas para a contenção da covid-19 pela prefeitura do Rio.


Os manifestantes estavam, por volta das 17h30, reunidos na avenida Olegário Maciel e caminhavam em direção à praia. O ato causou retenções na via, que deixou o trânsito congestionado. O SindRio (Sindicato de Bares e Restaurantes do Rio de Janeiro) apoia o movimento. 

O decreto municipal restringe o horário de funcionamento de bares e restaurantes, que só poderão atender clientes presencialmente de 6h às 17h. Além disso, deverão operar com, no máximo, 40% da capacidade. As regras valem a partir desta sexta-feira (5) até quinta-feira (11). 

De acordo com o advogado de empresários do setor, Alessandro Carracena, os manifestantes pedem que os estabelecimentos possam funcionar até, pelo menos, as 23h, quando há maior movimentação de pessoas.


Carracena classificou o horário determinado pela prefeitura como "impraticável" e lamentou que o setor não tenha sido chamado para uma conversa previamente. Segundo ele, o prefeito Eduardo Paes já se reuniu com os empresários pela manhã e disse que iria analisar o pedido de revisão da medida.

O advogado afirmou que uma nova manifestação está marcada para amanhã, às 10h, na avenida Presidente Vargas, centro do Rio, caso o prefeito não responda à demanda dos manifestantes.


Quiosques

Entre as novas determinações da Prefeitura do Rio está o fechamento de quiosques na orla do Rio. A determinação também é válida até o dia 11 de março. 


Em nota, a Orla Rio questionou a decisão e argumentou que os quiosques atuam da mesma forma que bares e restaurantes, que terão autorização para abrir com horário restrito.

Os representantes dos quiosques pedem que as unidades se mantenham em funcionamento. Eles destacaram que os estabelecimentos "estão ao ar livre e não causam aglomeração".

R7 tentou contato com a Prefeitura do Rio por e-mail. O espaço está aberto para manifestação.

Novas medidas

O prefeito Eduardo Paes declarou que as novas regras serão adotadas de forma preventiva em razão da presença das novas variantes do coronavírus e da notificação de pacientes com "síndromes gripais". De acordo com o último boletim epidemiológico, o Rio tem quase todas as regiões com risco moderado para a covid-19.

*Estagiário do R7, sob supervisão de Bruna Oliveira

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.