Logo R7.com
Logo do PlayPlus

Eduardo Paes toma posse e inicia 4º mandato como prefeito do Rio; veja medidas anunciadas

Para a nova gestão, o político prevê a criação de uma força armada municipal e estuda entregar remédio genérico contra a obesidade

Rio de Janeiro|Do R7

Eduardo Paes foi empossado para o 4º mandato Reprodução/ Câmara do Rio

Eduardo Paes tomou posse para o seu quarto mandato como prefeito do Rio de Janeiro, nesta quarta-feira (1º), durante cerimônia no Palácio Pedro Ernesto, na região central da capital fluminense. Reeleito para mais quatro anos de trabalho, ele se tornará o político a ficar mais tempo na função na cidade (assista ao discurso no vídeo abaixo).

Paes começou o discurso em clima de descontração. “É tetra”, disse em tom de brincadeira ao lado do também empossado vice-prefeito Eduardo Cavaliere.

O prefeito citou as medidas anunciadas no Diário Oficial desta quarta-feira — entre elas, estão os estudos para entrega de remédio genérico contra a obesidade para a população e o anúncio da criação de um grupo de trabalho para instituir a Força Municipal de Segurança da Cidade do Rio.


“Muito provavelmente, [será] o primeiro projeto a ser enviado a essa Casa no início do trabalho do Poder Legislativo”, avisou.

“Uma força armada, de atuação integrada e complementar às polícias. Voltada para uma política de segurança de proximidade, prevenção e vigilância. E distribuída em áreas de alta circulação. Queremos trazer egressos do CPOR [centro de preparação de oficiais das Forças Armadas] para compor seus quadros em parceria com Ministério da Justiça. É uma iniciativa inédita e reflete nosso compromisso com a manutenção de lei e da ordem na nossa cidade”, explicou Paes.


Na mesma solenidade, 51 vereadores eleitos também assumiram os seus cargos para a legislatura de 2025 a 2028.

Guarda e remédio contra obesidade

No Diário Oficial de hoje, o prefeito publicou 46 decretos divididos em seis grandes áreas: políticas voltadas para a segurança e civilidade; políticas públicas; gestão de alto desempenho; eficiência de gastos; desburocratização e ambiente de negócios.


Na área de Segurança, foi determinada a criação da Força Municipal para o programa de Refundação da Guarda Municipal. Segundo o texto, o objetivo de modernizar a instituição e torná-la mais eficiente e eficaz na prestação de serviços à população.

Na Saúde, um plano de ação está previsto para tratamento do Espectro Autista com oito centros de referências. Além disso, grupos de trabalho devem apresentar estudos para o fornecimento do medicamento semaglutida para o combate à obesidade e para o acompanhamento da municipalização de hospitais federais.

Nesta nova gestão, Paes aumentou de 30 para 34 o número de secretarias. Às 16h, o prefeito participa da cerimônia de posse dos novos secretários.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.