Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Eleições: esquema de segurança terá apoio de 40 mil agentes no RJ

Polícia Militar, com apoio de 4.500 homens das Forças Armadas, vai realizar escolta e distribuição das urnas eletrônicas nos 4.897 locais de votação 

Rio de Janeiro|Mariana Pepe, do R7*

No sábado (6), será aberto o Gabinete de Gestão de Crise
No sábado (6), será aberto o Gabinete de Gestão de Crise No sábado (6), será aberto o Gabinete de Gestão de Crise

A Secretaria de Segurança Pública divulgou, nesta sexta-feira (5), o esquema especial de segurança para o primeiro turno das eleições no Rio de Janeiro, que contará com a participação de cerca de 40 mil agentes das Forças Federais e Estaduais.

Segundo a secretaria, a Polícia Militar, com apoio de 4.500 homens das Forças Armadas, vai realizar a escolta e a distribuição das urnas eletrônicas nos 4.897 locais de votação no sábado (6). 

No mesmo dia, será instalado o Cioc (Centro Integrado de Operações Coordenadas) às 12h. Já a partir das 14h, vai ser aberto o Gabinete de Gestão de Crise, com a presença do Secretário de Estado de Segurança, General Richard Nunes.

Autoridades do TRE-RJ (Tribunal Regional Eleitoral do Estado), Comando Conjunto, MPF (Ministério Público Federal), Senasp (Secretaria Nacional de Segurança Pública), Abin (Agência Brasileira de Inteligência), Polícia Federal, PRF (Polícia Rodoviária Federal), Segov (Secretaria de Estado Governo), MP-RJ (Ministério Público do Rio de Janeiro), Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, Seap (Secretaria de Estado de Administração Penitenciária), Setrans (Secretaria de Estado de Transportes), Seop (Secretaria Municipal de Ordem Pública) e da Guarda Municipal também estarão presentes.

Publicidade

“O ambiente eleitoral no Rio de Janeiro, sob intervenção federal na área de Segurança Pública, tem sido de tranquilidade. A Coalizão tem nos permitido trabalhar preventivamente e de forma integrada entre vários órgãos a fim de apoiar a fiscalização eleitoral e a obtenção de provas robustas capazes de caracterizar a prática de crime eleitoral, como abuso de poder econômico de facções criminosas”, declarou Richard Nunes.

A Polícia Civil informou que o efetivo será reforçado em todas as delegacias do Estado e que terá equipes da Core (Coordenadoria de Recursos Especiais) e da Coinpol (Corregedoria Interna da Polícia Civil) de prontidão. Além disso, a Cidade da Polícia vai atuar como principal centro de custódia provisória.

Publicidade

O Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil também terão 200 agentes participando do esquema de segurança.

*Estagiária do R7, sob supervisão de PH Rosa

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.