Ex-secretário de Polícia Civil, Allan Turnowski é preso no Rio
Segundo MP-RJ, delegado estaria envolvido com jogo do bicho e em plano para matar o bicheiro Rogério de Andrade
Rio de Janeiro|Do R7, com Fábio Peixoto, da Record TV Rio
O ex-secretário de Polícia Civil do Rio de Janeiro Allan Turnowski foi preso na manhã desta sexta-feira (9) pela corregedoria da corporação e pelo MP-RJ (Ministério Público do Rio de Janeiro).
Segundo as investigações, ele foi detido sob suspeita do crime de organização criminosa e envolvimento com o jogo do bicho. Ele também estaria ligado a um suposto plano para matar o bicheiro Rogério de Andrade.
Antônio Ricardo, ex-chefe do Departamento de Homicídios do estado, também é alvo de mandado de busca e apreensão. Por meio de nota, a defesa dele informou que a busca "foi efetivamente cumprida e nenhum objeto ilícito foi encontrado, corroborando que não há nenhum envolvimento dele em atos criminosos vinculados com contraventores do jogo ilegal, nem com o investigado preso".
A ação também realiza inspeções em um endereço no centro da cidade.
Turnowski deixou o comando da Polícia Civil em março para se candidatar a deputado federal. Ele foi preso em sua casa, na Barra da Tijuca.
Entre 2010 e 2011, ele foi chefe da corporação durante o governo de Sérgio Cabral e era responsável por prender cerca de 1.200 milicianos. Durante seu período como secretário, ele comandou a operação que deixou 28 mortos no Jacarezinho.
Em nota, o governador Cláudio Castro, que nomeou Turnowski, disse que "todos têm amplo direito de defesa perante a Justiça".