Ex-secretário de Saúde do Rio é alvo de nova investigação do MP-RJ
Investigação apura supostas irregularidades nas compras emergenciais de medicamentos e equipamentos EPIs, para o uso em pacientes com covid-19
Rio de Janeiro|Do R7
O ex-secretário de saúde do Rio, Edmar Santos, é alvo de uma nova investigação do MP-RJ (Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro), que apura supostas irregularidades nas compras emergenciais de medicamentos e EPIs para o uso no tratamento de pacientes com covid-19.
Além de Edmar, são investigados Gabriell Carvalho Neves Franco dos Santos, ex-subsecretário executivo de saúde e Gustavo Borges da Silva, ex-superintendente de logística, suprimentos e patrimônio da Secretaria Estadual de Saúde.
Leia também: Deputados protocolam pedido de impeachment de Witzel e secretário
Segundo o MP-RJ, pode ter ocorrido sobrepreço nos contratos, com valores até quatro vezes acima do preço de mercado.
A procuradoria destaca ainda que, em um momento de crise pandêmica, o estado precisa gerir os gastos eficientemente, diante a necessidade de fortalecer o sistema de saúde estadual para evitar um colapso.
O MP diz ainda que sete empresas também estão sob averiguação nos procedimentos.
Operação Placebo
Edmar Santos também é investigado por desvios na construção de hospitais de campanha e na compra de respiradores para equipar as unidades de saúde.
De acordo com o MPF (Ministério Público Federal), o inquérito apura suspeitas de que uma organização social, contratada para fornecer o material necessário para o funcionamento de hospitais de campanha, fraudou documentos e superfaturou o valor dos insumos.