Rio de Janeiro Exposição com obras de 14 artistas brasileiros é inaugurada no Centro Cultural da PGE-RJ nesta sexta (5)

Exposição com obras de 14 artistas brasileiros é inaugurada no Centro Cultural da PGE-RJ nesta sexta (5)

Mostra reúne itens de coleções particulares; entrada é gratuita 

Obra de Emanoel Araújo é uma das atrações

Obra de Emanoel Araújo é uma das atrações

Divulgação

O Centro Cultural PGE-RJ inaugura, nesta sexta-feira (5), a exposição “Nuances de Brasilidade: Repertório”, com obras de 14 artistas brasileiros que pertencem a coleções particulares do Rio de Janeiro.

Com entrada gratuita, o evento conta com nomes consagrados e novos talentos. Entre as atrações estão Abraham Palatnik, Emanoel Araújo, Mario Cravo Neto, Frans Krajcberg,  Gustavo e Otávio Pandolfo (Osgemeos), Santídio Pereira e Kilian Glasner.

Mostra começa nesta sexta (5)

Mostra começa nesta sexta (5)

Divulgação

"Partimos do conceito de brasilidade como fio condutor. Ela é percebida em três vertentes. Em alguns dos trabalhos, ela se reflete no tema central da obra, em outros, na escolha dos materiais utilizados na produção e, numa terceira, se dá através da interiorização e influência da natureza e da cultura local sobre os autores", destacou a curadora Cecília Fortes.

Para o procurador Anderson Schreiber, a mostra também revelou o sentimento de colaboração dos colecionadores cariocas e fluminenses ao pedido da PGE para empréstimo das obras.

"Os apoiadores das artes na cidade e no Estado do Rio de Janeiro atenderam prontamente ao chamado da Procuradoria para contribuir, cedendo gratuitamente obras de suas coleções particulares", disse.

Serviço

Onde: Centro Cultural da PGE-RJ

Endereço: praça XV, em frente ao Paço Imperial 

Quando: 5 de maio até 16 de setembro de 2023, de terça-feira a sábado, das 10h às 18h

Últimas