Logo R7.com
RecordPlus

Força Nacional do Haiti conhece UPP no Rio

Cinco policiais haitianos visitaram o morro Dona Marta

Rio de Janeiro|Do R7, com Agência Brasil

  • Google News
Agentes também visitaram batalhões especiais
Agentes também visitaram batalhões especiais

Oficiais da Força Nacional do Haiti passaram a tarde desta quinta-feira (30) conhecendo de perto o trabalho de uma UPP (Unidade de Polícia Pacificadora). Na favela Dona Marta, na zona sul do Rio de Janeiro, cinco policiais visitaram a instalação da UPP, andaram pela comunidade e conversaram com os moradores.

As atividades fazem parte de um programa de troca de experiência na área de pacificação e policia de proximidade, que se estenderá até 5 de fevereiro. Eles já visitaram batalhões especiais no Rio e farão mais dois dias de imersão no Dona Marta - a primeira comunidade carioca a receber uma unidade do tipo.


De acordo com a comissária de Polícia do Haiti, Marie Louise Gauthier, nas favelas daquele país, grupos armados não vivem do tráfico, mas de outras ilegalidades, como roubos. Para ela, a iniciativa brasileira pode ser aplicada no país em bairros considerados violentos, como Cité Soleil, na capital Porto Príncipe.

Segundo o coordenador da ONG Viva Rio, Ubiratã Angelo, os haitianos demonstram interesse pelo processo da pacificação das favelas do Rio.


— Eles estão muito interessados nesse processo de pacificação, guardadas as devidas diferenças culturais e geográficas.

Um dos policiais integrantes da missão, Rivier Labady, ficou impressionado com a possibilidade de instalar uma base policia fixa dentro de uma favela e disse que isso será um desafio para o Haiti.


— A troca de experiência permite apoiar novas práticas dentro da corporação, como a que vemos aqui.

Depois de conhecer o trabalho no Dona Marta, nos próximos dias a missão da Força Nacional do Haiti tem um encontro previsto com a chefe da Polícia Civil, Marta Rocha, e visitará ainda uma Delegacia de Atendimento à Mulher.

A ação de parceria prevê também a ida de brasileiros para o Haiti.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.