Funcionários da rede estadual de ensino do RJ retornam ao trabalho
Técnicos-administrativos e pedagogos dos municípios que ficam em áreas de risco baixo para novo coronavírus puderam voltar aos colégios
Rio de Janeiro|Lucas Ferreira, do R7*
Os funcionários de escolas da rede estadual do Rio de Janeiro situadas na região de risco baixo para contaminação do novo coronavírus voltaram aos trabalhos nesta segunda-feira (3). De acordo com a Seeduc (Secretaria de Estado de Educação), o retorno não está autorizado ao pessoal que faz parte do grupo de risco da covid-19.
Apenas as equipes técnico-administrativas e pedagógicas das unidades da Baixada Fluminense, capital, regiões Metropolitana, Noroeste e dos Lagos voltam neste primeiro momento, seguindo o mapa epidemiológico de baixo risco da SES (Secretaria de Estado de Saúde).
Leia também
A Seeduc reforçou que as aulas presenciais permanecem suspensas e, assim que anunciado, o retorno, haverá um protocolo de 15 dias para a retomada da rede estadual de ensino. As atividades foram paralisadas em meados de março.
Em nota, a secretaria informou que trabalha ao lado de um “comitê de especialistas” desde o início dos protocolos de isolamento social para avaliar e elaborar as medidas de retomada das aulas presenciais.
Retorno das aulas no Rio
As escolas particulares da capital fluminense podem, a partir desta segunda, retomar os encontros presenciais de alunos de 4º, 5º, 8º e 9º ano. O decreto da Prefeitura do Rio de Janeiro é facultativo e caberá a cada unidade decidir se voltará ou não.
Segundo a subsecretária de Vigilância Sanitária, Marcia Rolim, a ideia é avaliar durante 15 dias os impactos nos transportes e nos indicadores de contágio do novo coronavírus no município após esta retomada parcial.
*Estagiário do R7, sob supervisão de Patrícia Junqueira