Funcionários da Uerj protestam contra atraso de salário e espalham lixo pela universidade
Corredores da instituição estavam com alface, papel higiênico e sacos de lixo nesta quarta
Rio de Janeiro|Do R7
Funcionários da Uerj (Universidade do Estado do Rio de Janeiro) espalharam lixo pela universidade nesta quarta-feira (17) como forma de protesto. Segundo informações iniciais, os funcionários contratados do setor de limpeza estão com os salários atrasados e só receberão o pagamento referente ao mês de dezembro em janeiro de 2015.
Por volta das 16h, a universidade estava com lixo espalhado pelo hall de elevadores, escadas e pelos andares. Um segurança da instituição informou que os responsáveis por espalhar o lixo foram os contratados com salários atrasados e alguns alunos que apoiam a greve dos funcionários que não receberam o salário.
O reitor da Uerj informou, por meio de nota, que a universidade está com um "déficit orçamentário que a impede de honrar vários compromissos, em especial com empresas terceirizadas de serviços (limpeza, segurança, e outros)".
O professor Ricardo Vieiralves afirmou ainda que os problemas devem ser resolvidos, "mas não no prazo urgente para o saneamento de situações de salubridade e tranquilidade no ambiente institucional". Por isso, o recesso de fim de ano da Uerj foi antecipado para esta quinta-feira (18), e o retorno será feito somente com a situação normalizada.