Logo R7.com
Logo do PlayPlus

Fusão entre homem e animal é tema de mostra no Rio

Criatura Imaginárias fica no Museu Casa do Pontal, na zona oeste, até o dia 30 de março

Rio de Janeiro|Da Agência Brasil

A relação entre homem e animal é tema da mostra Criatura Imaginárias, que abre neste sábado (30) no Museu Casa do Pontal, no Rio de Janeiro. Por meio de 18 peças do artista pernambucano Manoel Galdino (1929-1996), a exposição dialoga com leituras da cultura popular e contemporânea para fusão entre seres humanos e animais, frequente na cultura brasileira.

Dentre as 23 peças da exposição, 18 são de Galdino e integram o acervo do museu. As demais são obras de Angelo Venosa, Cristina Salgado e Eliane Duarte, que estavam sob guarda do MAC (Museu de Arte Contemporânea) de Niterói, parceiro da mostra na Casa do Pontal. O artista contemporâneo Zé Carlos Garcia também cedeu uma peça de seu próprio acervo para a mostra.

De acordo com a diretora do museu e curadora da exposição, Angela Macelani, entre os destaques da exposição estão uma peça de barro, de cerca de 1 m, de autoria de Galdino, chamada Monstro e uma obra da artista Cristina Salgado, de 1,2 m, denominada Mulher Observadora, que é uma leitura de um “cão fêmea”, com olhos espalhados por todo o corpo. A curadora, que é antropóloga, explica a exposição.

— Todas as obras abordam as fronteiras entre homem e bicho. De alguma forma: que corpo comum é esse [animal ou humano] que temos? São seres ambíguos metade gente, metade bicho, que compartilham um mundo humanizado, ou animalizado, digamos assim, que são questões fortes nas lendas da cultura brasileira, por exemplo.


Exposição faz releitura de pinturas de escravos que viveram na zona portuária do Rio no século 19

Leia mais notícias no R7 Rio de Janeiro


Uma estrutura de Angelo Venosa, que usa ossos na composição, também está entre as peças mais instigantes, segundo a curadora.

— É uma estrutura leve, oca, de 2 m, que parece recoberta por uma pele. São ossos não-humanos que nos evocam a lembrança da transitoriedade de qualquer vida, inclusive uma vida humana.

A peça mencionada por Angela não tem nome. A mostra Criaturas Imaginárias segue aberta ao público até o dia 30 de março, de terça-feira a domingo, entre as 9h30 e as 17h. Os ingressos custam R$ 4, a inteira, e R$ 2, a meia. O Museu Casa do Pontal fica na Estrada do Pontal, 3.295, no Recreio, zona oeste do Rio.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.