Governo do RJ pretende criar mil vagas do Degase até 2020
Estado investirá R$ 125 milhões durante este ano e o próximo. Secretaria de educação pretende implementar escolas em todas as unidades de internação
Rio de Janeiro|Lucas Ferreira, do R7*
O Governo do Rio de Janeiro anunciou nesta quarta-feira (26) a criação de mil vagas no Degase (Departamento Geral de Ações Socioeducativas) até o segundo semestre de 2020. O investimento do Estado passará a marca dos R$ 125 milhões nos próximos 18 meses na construção de 21 unidades.
TJ-RJ encaminha pedido de liberação de 27 adolescentes ao Degase
As vagas criadas serão de internação, internação provisória e semiliberdade na Baixada Fluminense e nas regiões dos lagos, leste, norte e sul fluminense, além da região serrana e da capital.
Segundo nota do Governo do RJ, os investimentos também têm como objetivo implementar escolas estaduais integradas em todas as 21 novas unidades de internação do Estado.
Leia também
O secretário de educação do Estado, Pedro Fernandes, anunciou também que o Governo fará uma parceria com a Faetec (Fundação de Apoio à Escola Técnica) para a criação de cursos profissionalizantes que ajudem na ressocialização dos jovens.
Para Wilson Witzel, governador do Rio de Janeiro, as medidas ajudarão a resolver um problema que existe há décadas no sistema de ações socioeducativas do Estado.
“Este é um problema de décadas que iremos resolver em poucos meses, dando condições adequadas de internação e de ressocialização aos jovens do Degase”, concluiu Witzel.
Assista: Jovens fazem rebelião no Degase de Campos (RJ)
*Estagiário do R7, sob supervisão de PH Rosa