Grande Rio teve 10 crianças mortas a tiros em 2023, maior número já registrado por instituto
De acordo com o levantamento do Fogo Cruzado, uma menina, de 8 anos, foi baleada dentro de casa no Réveillon
Rio de Janeiro|Do R7

Dez crianças foram mortas a tiro no Grande Rio em 2023, de acordo com o levantamento do instituto Fogo Cruzado. O número é o maior já registrado desde 2016, quando teve início o monitoramento dos dados.
O caso mais recente foi de um menino, de 9 anos, que não resistiu após ter sido baleado durante uma emboscada contra o pai dele, o miliciano Antônio Carlos dos Santos Pinto, conhecido como Pit, em Paciência, na zona oeste da capital fluminense.
• Clique aqui e receba as notícias do R7 no seu WhatsApp
• Compartilhe esta notícia pelo WhatsApp
• Compartilhe esta notícia pelo Telegram
• Assine a newsletter R7 em Ponto
Segundo o levantamento, seis vítimas morreram atingidas por balas perdidas, enquanto outras três não resistiram ao serem feridas por disparos durante ações ou operações policiais.
Entre as vítimas está Heloísa, de 3 anos, baleada em uma ação da PRF (Polícia Rodoviária Federal), em setembro, quando o carro da família passava pelo Arco Metropolitano. Três agentes envolvidos no caso respondem na Justiça Federal pela morte da menina.
25 crianças baleadas
No ano passado, ao menos 25 crianças foram baleadas — mesmo número registrado em 2018, sendo que quatro vítimas morreram naquele ano.
O instituto ressaltou que o ano de 2023 foi mais letal, apesar da redução do número de tiroteios se comparados os dois períodos.
No ano passado, foram mapeadas 2.952 trocas de tiros no Grande Rio. Em 2018, foram registrados 9.633 tiroteios — época em que a segurança pública do estado ficou sob intervenção federal.
Criança baleada no Réveillon
No Réveillon, uma menina, de 8 anos, também foi atingida por uma bala perdida dentro de casa, no bairro Coelho da Rocha, em São João de Meriti, na Baixada Fluminense.
Desde 2018, esta é a quarta criança baleada durante as comemorações de virada de ano. Duas morreram e duas ficaram feridas, de acordo com o instituto Fogo Cruzado.















