Homem é preso em flagrante por se masturbar em ônibus no Rio
Suspeito foi encaminhado para a 5ª DP (Mem de Sá), onde prestou depoimento e ficou detido
Rio de Janeiro|Juliana Valente, do R7*
Um homem de 42 anos foi preso em flagrante na manhã desta quarta-feira (10), após se masturbar ao lado de uma mulher em um ônibus no centro do Rio de Janeiro. O suspeito foi encaminhado para a 5ª DP (Mem de Sá), onde prestou depoimento e ficou detido.
Homem é preso suspeito de assédio em vagão do metrô
Em entrevista ao R7, a vítima contou que estava na parte traseira do ônibus 309, que faz o trajeto Central - Alvorada, quando percebeu que um homem a olhava fixamente. Ao chegar na altura da rua Senhor dos Passos, a mulher afirmou que o suspeito começou a se masturar.
Assustada, a bancária começou a gritar e pediu ao motorista do coletivo que parasse o veículo. Ela conta ainda que os passageiros do ônibus a ajudaram e que um bombeiro se ofereceu a acompanhá-la a delegacia para prestar depoimento.
No último dia 24, entrou em vigor a lei de importunação sexual, que criminaliza qualquer ato libidinoso sem consentimento da vítima. A pena para quem praticar esse crime é de um a cinco anos de prisão.
Lei que torna crime importunação sexual é sancionada
Em nota, a Polícia Civil informou que o preso será encaminhado à Audiência de Custódia, onde ficará a disposição da Justiça. Procurado pelo R7, o Consórcio Intersul informou que "repudia todo e qualquer tipo de assédio ou abuso cometido dentro de seus veículos" e que "está à disposição das autoridades competentes para colaborar com a investigação do caso."
Outro caso
Ainda nesta quarta-feira (10), uma outra mulher foi vítima de assédio sexual dentro de um coletivo. O crime aconteceu em um ônibus do corredor BRT Transoeste, no Recreio dos Bandeirantes, na zona oeste do Rio de Janeiro.
De acordo com a Guarda Municipal, a mulher de 36 anos acionou agentes da 4ª Inspetoria (Barra da Tijuca) após um homem, de 53, ejacular sobre ela dentro do coletivo. Os guardas foram até a estação e prenderam o suspeito em flagrante, impedindo que o mesmo fosse linchado por outros passageiros.
O homem foi encaminhado para a 42ª DP (Recreio), onde o caso foi registrado como importunação sexual. Duas pessoas que presenciaram o crime prestaram depoimento.
Na tentativa de evitar que casos como esses aconteçam nos transportes públicos, a Justiça do RJ determinou que o Consórcio Operacional BRT-Riodestine o último carro dos ônibus articulados para uso exclusivo de mulheres e crianças.
Assim como o metrô, o corredor expresso, que liga vários bairros da cidade, vai ter que cumprir a lei municipal e fornecer, das 6h às 10h e das 17h às 21h, carros para mulheres e crianças. Em caso de descumprimento, o consórcio poderá pagar uma multa diária de R$ 3 mil.
Assista ao vídeo:
*Estagiária do R7, sob supervisão de Paulo Lima