Imprensa internacional repercute problemas na água do Rio
Jornal Britânico e rede de TV americana destacaram em reportagens a investigação da Polícia Civil e a procura por água mineral nos mercados
Rio de Janeiro|Do R7, com Record TV Rio
A má qualidade da água fornecida pela Cedae no Rio de Janeiro ganhou repercussão internacional esta semana. O caso virou notícia no jornal britânico The Guardian e na rede de notícias americana ABC News.
UFRJ afirma que pode haver riscos à população em água da Cedae
No periódico inglês, a manchete publicada na quinta-feira (16) foi “Tem gosto de barro: moradores do Rio alarmados com água turva e fedorenta” (em tradução livre). A reportagem destacou que a crise ocorre semanas antes do Carnaval carioca, um dos mais famosos do mundo, e em um verão de altas temperaturas.
Já o site do canal de notícias dos Estados Unidos destacou a investigação que a Polícia Civil faz sobre a responsabilidade dos problemas e a procura por água mineral nos mercados.
Leia também
Ontem, agentes da DDSD (Delegacia de Defesa dos Serviços Delegados) foram à Estação de Tratamento do Guandu, em Nova Iguaçu, para saber se a turbidez e gosto e cheiro ruim da água foram provocados pela alga ou se houve algum tipo de sabotagem.
Os policiais recolheram mostras da água e tiveram acesso ao circuito interno de câmeras de segurança do local.
Segundo a delegada responsável pelo caso, a investigação ainda é muito prematura, mas os agentes ainda devem ouvir funcionários da Cedae para colher novas informações.
Durante coletiva nesta semana, o presidente da Cedae, Hélio Cabral, pediu desculpas à população pelos transtornos no abastecimento e disse que a partir da próxima semana a água já deve começar a ser tratada com o carvão ativado.