Influenciadoras que deram bananas a crianças negras prestam depoimento no Rio
Nancy Gonçalves e Kérollen Cunha, que são mãe e filha, chegaram acompanhadas de uma advogada e não falaram com a imprensa
Rio de Janeiro|Do R7, com Record TV Rio
A influenciadoras que gravaram vídeos dando bananas e macacos de pelúcia a crianças negras prestaram no Rio de Janeiro, nesta segunda-feira (12).
Nancy Gonçalves e Kérollen Cunha, que são mãe e filha, chegaram acompanhadas de uma advogada e não falaram com a imprensa.
Mãe e filha são investigadas pela Decradi (Delegacia de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância). São apurados os crimes de racismo ou injúria racial. Além disso, elas também são suspeitas de desrespeitar o ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente).
O depoimento das influenciadoras deveria ter ocorrido na semana passada, mas foi adiado a pedido da defesa. Ambas disseram, por meio de nota, que repudiam qualquer ato de discriminação e que o conteúdo não tinha a intenção de fazer menção a temáticas raciais.
Os vídeos das influenciadoras, que possuem 13 milhões de seguidores nas redes sociais, tiveram ampla repercussão e foram classificados pela especialista em Direito Antidiscriminatório Fayda Belo como "racismo recreativo".