Interrupção de abastecimento de água no Rio e baixada é adiada para quarta-feira
Desligamento do sistema Guandu está previsto para durar 24 horas
Rio de Janeiro|Do R7
A manutenção preventiva do sistema Guandu planejada pela Cedae (Companhia Estadual de Águas e Esgotos) para esta terça-feira (18) foi transferida para quarta-feira (19). A medida deve paralisar por 24 horas o abastecimento de água na cidade do Rio de Janeiro e na Baixada Fluminense, atingindo cerca de 9 milhões de consumidores.
A Cedae informou que decidiu aproveitar a manutenção preventiva para interligar a primeira etapa da nova adutora, que integra o projeto de aumento de oferta de água para a Barra e Jacarepaguá, zona oeste do Rio, já que o serviço exigiria uma nova paralisação durante o verão.
A vistoria contará com cerca de 3.000 pessoas em diversos pontos da região metropolitana do Rio. Segundo a Cedae, os técnicos farão uma vistoria minuciosa nos reservatórios e canais de água filtrada da estação de tratamento, nas adutoras e nas elevatórias que compõem o sistema do Guandu.
A ação preventiva no sistema é para que, no verão, a estação possa trabalhar com melhor desempenho e executar simultaneamente serviços de manutenção preventiva, corretiva e melhorias em sistemas de distribuição e adução em toda a região metropolitana.
Em nota, a Cedae afirmou que o abastecimento de água começará a ser normalizado logo após o religamento do sistema, mas em áreas isoladas (pontas de sistema) e regiões mais altas, o fornecimento de água poderá levar até 72 horas horas após a conclusão dos trabalhos para ser totalmente restabelecido.
Para atender hospitais e outros órgão, a distribuidora montou um esquema especial de atendimento essencial com carros-pipa no período que a estação estiver inoperante.














