Rio: general responsável por intervenção atuou nas Olimpíadas
Chefe do Comando Militar do Leste comendará órgãos de segurança do Estado; intervenção foi anunciada nesta sexta-feira (16)
Rio de Janeiro|Jaqueline Suarez, do R7
Com o anúncio da intervenção federal na segurança pública do Rio, na madrugada desta sexta-feira (16), as Polícias Civil e Militar, o Corpo de Bombeiros e os setores de inteligência da pasta serão comandados pelo CML (Comando Militar do Leste) liderado pelo general Walter Souza Braga Netto. Na prática, o oficial substituirá o governador Luiz Fernando Pezão (PMDB) nas decisões sobre a segurança pública, no período em que durar a intervenção.
O general Braga Netto já havia atuado no Rio durante os Jogos Olímpicos e Paralímpicos, em 2016. Na ocasião, ele trabalhou como Coordenador-Geral da Assessoria Especial para os Jogos do CML. Em setembro do mesmo ano, assumiu o posto de comandante militar do leste.
General elogiado
Durante a cerimônia de posse, o trabalho desempenhado pelo general foi alvo de elogios do ministro da Defesa Raul Jungmann.
— O general Braga Netto conhece profundamente a realidade dos Estados sob a jurisdição do CML. É um militar extremamente preparado e que tem se distinguido ao longo de sua carreira — disse o ministro à época.
Secretário de Segurança do Rio é afastado após intervenção federal
Natural de Belo Horizonte, em Minas Gerais, o oficial já recebeu 23 condecorações nacionais e outras quatro internacionais. Possui longa carreira no Exército, passando pelo comando do 1º Regimento de Carros de Combate e pela chefia do Estado-Maior da 5ª Brigada de Cavalaria Blindada. Antes de assumir o comando do CML, estava à frente da 1ª Região Militar (Região Marechal Hermes da Fonseca).
O Comando Militar do Leste, liderado pelo general Braga Netto, é responsável por coordenar, controlar e executar as atividades administrativas e logísticas do Exército Brasileiro no Rio de Janeiro, em Minas Gerais e no Espírito Santo. Abrange 141 organizações e mais de 50 mil militares, isto é, 24% do efetivo da Força Terrestre, formando assim a maior concentração de tropas e escolas militares da América Latina.
*Sob supervisão de Odair Braz Jr.