Logo R7.com
Logo do PlayPlus

Juiz determina que Sergio Cabral deixe solitária em Bangu

Sérgio Cabral foi enviado ao isolamento por ordem do promotor de Justiça André Guilherme de Freitas durante fiscalização do MP-RJ 

Rio de Janeiro|Mariana Pepe, do R7*

Juiz considerou nulo processo disciplinar contra Cabral
Juiz considerou nulo processo disciplinar contra Cabral

O juiz da Vep (Vara de Execuções Penais), Rafael Estrela, determinou que o ex-governador Sérgio Cabral seja transferido do isolamento para a sua cela de origem no Complexo Penitenciário de Gericinó, na zona oeste do Rio de Janeiro.

Cabral foi enviado à solitária por determinação do promotor de Justiça André Guilherme de Freitas durante uma fiscalização do MP-RJ (Ministério Público do Rio de Janeiro) na unidade prisional nesta terça-feira (24).

O TJ-RJ (Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro) informou que a determinação do promotor estava fora de suas atribuições legais, segundo a Constituição Federal e a Constituição Estadual do Rio.

De acordo com a Lep (Lei de Execução Penal), isto é de responsabilidade do diretor do presídio e é necessária comunicação imaediata ao juiz da Vep.


“Não se pode conceber que as atividades administrativas inerentes ao sistema prisional fiquem à margem de ordens flagrantemente ilegais, em afronta à separação dos poderes e à ordem constitucional do Estado Democrático de Direito”, escreveu Estrela na decisão.

Além disso, o magistrado também considerou nulo o processo disciplinar instaurado contra Sérgio Cabral, por ordem verbal do promotor.


Segundo a Seap (Secretaria de Estado de Administração Penitenciária), a decisão ainda não chegou no complexo prisional, portanto, o ex-governador continua em isolamento.

*Estagiária do R7, sob supervisão de Celso Fonseca

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.