Rio de Janeiro Justiça aceita nova denúncia e Sérgio Cabral vira réu pela 26ª vez

Justiça aceita nova denúncia e Sérgio Cabral vira réu pela 26ª vez

Cabral e a mulher são suspeitos de usarem uma rede de restaurantes japoneses para lavagem de dinheiro; outras duas pessoas foram denunciadas

Sérgio Cabral

Esta é a 26ª denúncia contra o ex-governador

Esta é a 26ª denúncia contra o ex-governador

Arquivo / Agência Brasil

O juiz Marcelo Bretas, da 7ª Vara Criminal do Rio de Janeiro, aceitou, nesta terça-feira (30), a 26ª denúncia contra o ex-governador Sérgio Cabral.  Ele e a mulher, Adriana Ancelmo, são suspeitos de usarem uma rede de restaurantes japoneses para lavagem de dinheiro. Além do casal, outras duas pessoas também foram denunciadas.

Com nova sentença, penas de Sérgio Cabral já somam mais de 182 anos

De acordo com a denúncia, o grupo emitiu, em 16 oportunidades distintas, notas fiscais falsas referentes a supostas prestações de serviços advocatícios do escritório Ancelmo Advogados para a rede de restaurantes. Ainda segundo o documento, no período de dezembro de 2014 a setembro de 2016, os investigados movimentaram mais de R$ 3 milhões.

Além do crime de lavagem de dinheiro, Adriana Ancelmo e os outros dois suspeitos são investigados por desrespeito às leis trabalhistas e por falsificação de documentos públicos.

Segundo a denúncia, eles omitiram nas carteiras de trabalho dos funcionários informações referentes ao valor das remunerações. Para os procuradores, a manobra tinha como intuito a isenção do pagamento de encargos e direitos trabalhistas e "ludibriar a Justiça do Trabalho".

Fraude em subsídios de passagens gerou rombo de R$ 512 mi no RJ

A denúncia é resultado das Operações Calicute e Eficiência e foi instaurada a partir de informações colhidas em um acordo de colaboração premiada. Agora, os denunciados têm 15 dias para apresentarem uma resposta à acusação.

Outro lado

O R7 entrou em contato com a defesa de Sérgio Cabral e Adriana Ancelmo, mas, até o fechamento desta nota, não obteve retorno.

Assista também: Eleito, Wilson Witzel fala sobre o futuro do Estado

*Estagiária do R7, sob supervisão de Bruna Oliveira

    Access log