Logo R7.com
Logo do PlayPlus

Justiça determina despejo do cinema Estação NET Rio

Grupo Severiano Ribeiro intimou cinema por dívida de mais de R$ 800 mil em aluguéis; espaço ficou fechado na pandemia

Rio de Janeiro|Victor Tozo, do R7*

Cinema existe há 25 anos em Botafogo
Cinema existe há 25 anos em Botafogo

A Justiça do Estado do Rio de Janeiro determinou o despejo do cinema Estação NET Rio, localizado em Botafogo, na zona sul do Rio de Janeiro. O pedido foi feito pelo Grupo Severiano Ribeiro, que administra o espaço, em razão do não pagamento de aluguéis no período da pandemia de Covid-19.

A sentença de despejo foi proclamada pela juíza Elisabete Franco Longobardi, da 27ª Vara Cível da Capital. A decisão, assinada no último dia 27, fixou um prazo de 15 dias para desocupação voluntária do imóvel. De acordo com o documento, o grupo acusa o cinema do não pagamento de R$ 860 mil reais, entre aluguéis, taxas e encargos.

A determinação condena, ainda, o cinema a arcar com o pagamento dos custos do processo e dos honorários advocatícios. Além disso, estabelece que, não havendo saída voluntária, será expedido mandado de despejo.

O Estação NET Rio justificou a dívida alegando dificuldades financeiras enfrentadas durante a pandemia e afirmou que vem tentando negociar o pagamento da dívida com a empresa proprietária do espaço, que teria recusado as ofertas. O cinema acusa o Grupo Severiano Ribeiro de ter interesse em demolir o prédio e vender o espaço a uma construtora para a implantação de um edifício residencial no local.


O Estação, localizado na rua Voluntários da Pátria, é um dos poucos cinemas de rua remanescentes na cidade do Rio. As salas do espaço, que está há 25 anos na área, foram fechadas em março de 2020, em face dos primeiros casos de Covid-19, e reabertas em outubro. 

Antes da reabertura, o cinema convocou usuários do espaço para participarem de um financiamento coletivo para que o Estação não fosse fechado devido às dificuldades financeiras causadas pelo não funcionamento durante a pandemia. Através de doações, a quantia definida como meta foi atingida e ultrapassada, e o cinema retomou as atividades.


Nesta terça-feira (9), através das redes sociais, o cinema pediu que frequentadores se manifestassem contra o fechamento do Estação e divulgou uma petição online, que já reúne mais de 4 mil assinaturas de pessoas que desejam a permanência do espaço.

O que diz o Grupo Severiano Ribeiro


Em nota, o Grupo Severiano Ribeiro afirmou que o Grupo Estação não paga aluguel, taxas e impostos desde março de 2020, mesmo após inúmeras tentativas para que os débitos fossem quitados.

Além disso, a empresa relatou que o cinema apresenta problemas em cumprir seus compromissos desde 2014, quando o GSR abriu mão de um valor significativo de aluguel. O Grupo destacou, ainda, que durante a pandemia, negociou com todos os inquilinos "que se mostraram dispostos a contribuir de alguma forma, para a sobrevivência de todos, o que não foi o caso do Grupo Estação".

Por fim, o GSR justificou a decisão de despejo alegando que a relação comercial com o Grupo Estação se tornou "insustentável" e afirmou que a determinação é necessária para a sobrevivência da empresa.

*Estagiário do R7, sob supervisão de Odair Braz Jr.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.