Logo R7.com
RecordPlus

Megaoperação apreendeu mais de R$ 12 milhões em armas de guerra, afirma governo do RJ

Arsenal tem origem em países diferentes, como Venezuela, Argentina, Peru, Bélgica, Rússia, Alemanha e Brasil

Rio de Janeiro|Do R7

  • Google News
Polícia identificou fuzis com origem de diversos países Divulgação/ Governo do RJ

A megaoperação contra o Comando Vermelho no Rio de Janeiro apreendeu 120 armas, incluindo 93 fuzis. O governo do estado calcula um prejuízo de R$ 12,8 milhões para o crime organizado com o armamento recolhido nos complexos da Penha e do Alemão. Esta é uma das maiores apreensões de armas de guerra já registradas em um único dia.

As informações divulgadas neste sábado (1º) constam no levantamento técnico da CFAE (Coordenadoria de Fiscalização de Armas e Explosivos).


O rastreamento da Polícia Civil identificou que o arsenal tem origem em países diferentes, como Venezuela, Argentina, Peru, Bélgica, Rússia, Alemanha e Brasil.

No material apreendido, a polícia encontrou fuzis desviados das Forças Armadas e outros falsificados — montados com peças contrabandeadas ou adquiridas na internet. Os modelos que estavam nas mãos de criminosos eram AK-47, AR-10, G3, FAL e AR-15.


“Estamos diante de um arsenal típico de cenário de guerra. Essas armas são utilizadas nas guerras mais violentas do mundo contemporâneo, como da Síria e Iêmen. Identificar rotas e responsáveis pela chegada dessas armas ao Rio é o próximo passo para enfraquecer o poder bélico das organizações criminosas. O narcoterrorismo se combate com inteligência, integração e ação coordenada, mas também com atuações ostensivas”, disse o secretário de Polícia Civil, Felipe Curi.

As armas apreendidas são analisadas pela Coordenadoria de Fiscalização de Armas e Explosivos Divulgação/ Governo do RJ

O delegado Vinícius Domingos, da CFAE, afirmou ainda que muitas armas trazem inscrições e símbolos de quadrilhas de outros estados.


“Nas gravações e inscrições, encontramos referências a grupos como a Tropa do Lampião, formada por criminosos vindos do Nordeste e associados ao Comando Vermelho. É uma evidência da expansão da facção para outras regiões do país”, destacou o delegado.

O governo do estado informou que a Polícia Civil vai compartilhar dados com o Exército Brasileiro para rastrear a origem de armamentos desviados.

Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp

Últimas


    Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.