Ministério da Saúde descarta suspeita de coronavírus em Niterói
Homem que chegou da China há alguns dias está internado em hospital de Icaraí, na região metropolitana, mas quadro não se enquadra como novovírus
Rio de Janeiro|Do R7, com Record TV Rio
Um homem que chegou da China está internado em Niterói, região metropolina, após apresentar quadro de tosse e procurar o Hospital Icaraí. Segundo o Ministério da Saúde, o caso dele não se enquadra como suspeita do novo coronavírus.
OMS: surto de coronavírus é emergência na China, não global
De acordo com a nota do ministério, apesar de não estar dentro da atual definição para o vírus estabelecida pela OMS (Organização Mundial da Saúde), o paciente deve passar pelo fluxo de procedimentos influenza para que seja estabelecido um diagnóstico apropriado.
A doença já matou 80 pessoas na China, em números divulgados no domingo (26). A cidade de Wuhan, onde o surto teve início, é a cidade mais afetada pelo vírus. Especialistas em saúde afirmam que o vírus pode sofrer mutações. Até então, 30 cidades e províncias da China lançaram alertas de emergência e Hong Kong declarou estado de atenção.
O coronavírus também chegou na Europa, com três casos confirmados na França. Já na América do Norte, são três casos nos Estados Unidos e um no Canadá. Até o momento não há registro de casos na América do Sul.
Fiocruz
Na tarde desta segunda-feira (27), um grupo formado por pesquisadores, cientistas e profissionais da saúde pública vão participar de uma reunião fechada na Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz), na zona norte do Rio, para falar sobre o novo coronavírus.