Logo R7.com
Logo do PlayPlus

Motoristas de vans fazem protesto contra restrições de circulação na zona norte do Rio

Manifestantes devem seguir em carreata pela avenida Brasil até a prefeitura, na Cidade Nova

Rio de Janeiro|Do R7

Manifestação seguia pacífica por volta das 11h
Manifestação seguia pacífica por volta das 11h

Motoristas de vans iniciaram uma manifestação desde o início da manhã desta terça-feira (2), nas proximidades da avenida Brasil, em Bonsucesso, zona norte do Rio, de onde seguiriam em carreata até a prefeitura, na Cidade Nova, região central da cidade. Havia cerca de 400 pessoas por volta das 8h. 

O objetivo do ato era protestar contra a uma medida da prefeitura que restringe a circulação dos veículos alternativos na zona norte, o que tiraria o sustento de muitas famílias. 

De acordo com a Polícia Militar, por volta das 11h, os motoristas estavam concentrados no Parque União. Policiais acompanhavam a manifestação, que seguia de forma pacífica. No horário, não havia obstrução da avenida Brasil.

Em nota, a CETC (Coordenadoria Especial de Transporte Complementar) informou que a Prefeitura do Rio publicou no Diário Oficial, na semana passada, uma resolução anunciando mais uma etapa de implantação do STPL (Sistema de Transporte Público Local), o novo processo de licitação para regulamentar e ordenar o sistema de vans do município. Informou ainda que o processo vem sendo implantado e divulgado desde janeiro do ano passado, quando cada motorista teve a oportunidade de se candidatar a uma das vagas oferecidas.


Ainda de acordo com a CETC, esses profissionais já eram sabedores de todo o processo, inclusive do itinerário que passariam a ter que respeitar com a implantação de mais uma etapa do programa. A prefeitura já implementou outras duas etapas do STPL na Zona Sul e parte da Zona Oeste e o sistema vem sendo monitorado e respeitado. Na região da Barra da Tijuca, Jacarepaguá e Recreio dos Bandeirantes alguns ajustes foram feitos para adequar a satisfação de todos.

A CETC ressaltou na nota que há informações passadas pelo setor de inteligência de órgãos do Município e do Estado do Rio de Janeiro, de que as manifestações são orquestradas por insatisfeitos que não foram contemplados pelo novo processo de licitação. A prefeitura informou na nota que entende que todo processo de manifestação é democrático, desde que não interfira no ir e vir da população e não termine com atos violentos que serão combatidos pelos órgãos da Segurança Pública.


Motoristas que insistirem em promover manifestações com seus veículos correrão o risco de ter os mesmos rebocados e poderão ter suas concessões canceladas pela Prefeitura. Desde as primeiras horas de hoje os manifestantes estão sendo monitorados por fiscais da CETC, Guarda Municipal, CET-Rio, Seop (Secretaria Municipal de Ordem Pública)e Polícia Militar, para evitar qualquer tipo de incoveniente que possa provocar desordem no cotidiano da população.

Até as 12h desta terça, nenhum representantes do sindicato que representa os motoristas de vans havia sido encontrado por esta reportagem. 

Assista ao vídeo: 

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.