MP e PM fazem operação para prender 16 traficantes em Teresópolis e zona oeste do Rio
Operação Revoada conta ainda com 23 mandados de busca e apreensão
Rio de Janeiro|Do R7
O Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado) do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro e a Coordenadoria de Inteligência da Polícia Militar, em parceria com a Superintendência de Inteligência do Sistema Penitenciário, iniciaram, na manhã desta sexta-feira (21), a Operação Revoada.
A ação tem como objetivo o cumprimento de 16 mandados de prisão preventiva contra traficantes de uma mesma facção que atuam nos municípios de Teresópolis e Itaguaí, além das comunidades da Cidade Alta, Antares e Cidade de Deus, na zona oeste do no Rio de Janeiro. O grupo é acusado pela prática dos crimes de associação para o tráfico e tráfico de entorpecentes.
De acordo coma a denúncia, Rodrigo Bernardino Pacheco, conhecido como Cacareco, era o líder da organização e o responsável pela negociação de cocaína e maconha do Rio para Teresópolis. Este comando era exercido de dentro de uma cela do Complexo Penitenciário de Bangu, caracterizando o que a polícia definiu como “escritório do crime” na prisão. A investigação comprovou ainda que a quadrilha possuía dois núcleos de atuação, um em cada cidade.
A quadrilha contava com a participação direta das mulheres dos traficantes que, além de responsáveis pelo refino e mistura do material entorpecente, faziam o transporte das drogas para o interior do sistema carcerário, em sua grande maioria por meio da introdução do material acondicionado em suas partes íntimas.
A Operação Revoada conta ainda com 23 mandados de busca e apreensão, cujo cumprimento está sendo feito por 45 viaturas e 180 homens da Coordenadoria de Inteligência da PM, do Batalhão de Teresópolis (30º BPM) e do GAP-Teresópolis, além de equipes do Bope (Batalhão de Operações Policiais Especiais), do Batalhão de Cães e da Sispen, com o auxílio de duas aeronaves do GAM da PM.
Os mandados foram expedidos pela juíza Myriam Therezinha Simen Rangel Cury, titular da Vara Criminal de Teresópolis.