Logo R7.com
Logo do PlayPlus

MPF pede à Justiça aumento da pena de Sérgio Cabral 

Ex-governador do Rio foi condenado a 45 anos de prisão na Operação Calicute; este é o primeiro caso da Lava Jato no RJ julgado em 2ª instância

Rio de Janeiro|Bruna Oliveira, do R7

Os desembargadores da 1ª Turma do TRF2 (Tribunal Regional Federal da 2ª Região) começaram a analisar os recursos do MPF (Ministério Público Federal) e das defesas dos réus na Operação Calicute, entre eles o ex-governador Sérgio Cabral, nesta terça-feira (4). 

Sérgio Cabral é condenado, e penas somadas chegam a 197 anos

O TRF2 vai rever a sentença aplicada, em setembro de 2017, pela 7ª Vara Federal Criminal do Rio de Janeiro. O julgamento pode se estender até quarta-feira (5).

O Ministério Público Federal pediu que a Justiça amplie as penas de 11 condenados por corrupção, lavagem de dinheiro e organização criminosa em obras da construtora Andrade Gutierrez no Estado do Rio.


Leia também

A Procuradoria também quer a condenação de um dos reús absolvidos pelo juiz federal Marcelo Bretas. 

O julgamento será o primeiro caso em segunda instância de uma ação da força-tarefa Lava Jato no Rio de Janeiro. 


Sérgio Cabral

Em manifestação ao TRF2, o MPF alegou que o ex-governador Sérgio Cabral, condenado a 45 anos e dois meses de prisão e multa, deve ter a pena aumentada por agravantes a serem considerados.


O Tribunal julga, entre tais agravantes, as 23 condutas de corrupção e a continuidade delitiva dos atos de lavagem de dinheiro (sentença reconhece crimes únicos em ambos os casos), solicitações de propina em mais de uma reunião (em 2007 e 2009, e não em pedido único), a inclusão da lavagem de dinheiro via doação eleitoral da Andrade Gutierrez ao PMDB nacional e a personalidade voltada à prática de delitos como corrupção e lavagem de dinheiro.

O R7 tenta contato com a defesa do ex-governador. 

A assessoria de imprensa da construtora Andrade Gutierrez informou que não vai se manifestar. 

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.