MPRJ obtém afastamento do prefeito de Engenheiro Paulo de Frontin por fraude em licitação
Acusados montaram um esquema criminoso para direcionar licitações a uma empresa de consultoria
Rio de Janeiro|Bernardo Pinho*, do R7

O MP-RJ (Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro) obteve, na quarta-feira (10), o afastamento do prefeito de Engenheiro Paulo de Frontin, José Emmanoel Rodrigues Artemenko, durante a terceira fase da Operação Rodeio. O prefeito da cidade do centro-sul fluminense é denunciado por ilegalidades decorrentes de uma contratação fraudulenta feita através de direcionamento de licitação.
Também foram afastados o procurador-geral do município, a secretária municipal de Planejamento e Orçamento, o coordenador de Planejamento orçamentário e a agente administrativa da Secretaria Municipal de Administração.
Nessa terceira fase da operação, foram cumpridos mandados de busca e apreensão contra seis pessoas físicas e três jurídicas, nos municípios do Rio de Janeiro e Angra dos Reis.
De acordo com as investigações do MP-RJ, os acusados montaram um esquema criminoso para direcionar licitações a uma empresa de consultoria. Além dos cargos citados, outras 5 pessoas foram denunciadas, incluindo os sócios da empresa favorecida.
Segundo a promotoria, os envolvidos foram denunciados por frustrar o caráter competitivo do processo licitatório, falsificação e uso de documento público falso. Eles estão proibidos de acessar as dependências do Poder Executivo Municipal.
A reportagem do R7 tentou contato com a prefeitura de Paulo Engenheiro de Frontin e não obteve retorno até o fechamento desta matéria.
*Sob a supervisão de PH Rosa















