No Rio, Lewandowski diz que escritório emergencial é embrião da PEC da Segurança Pública
Ministro da Justiça e Cláudio Castro, governador do RJ, falaram à imprensa após megaoperação contra o crime organizado
Rio de Janeiro|Do R7
LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA
Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7
Após a reunião entre o ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, e Cláudio Castro, governador do Rio de Janeiro, foi anunciada nesta quarta (29) a criação de um escritório emergencial de combate ao crime organizado. O anúncio acontece um dia depois da megaoperação que resultou na morte de pelo menos 119 pessoas, sendo quatro policiais.
“Nós temos essa oportunidade a partir de hoje de fazer essa verdadeira integração. Todos nós temos o mesmo objetivo, que é dar segurança pública às pessoas. Fiquei feliz em compreender do ministro e de sua equipe a mesma lógica que nós temos que o problema da segurança pública, apesar de ser um problema do país inteiro, e o ministro já disse que esse problema é até mais que nacional, é transnacional, o Rio de Janeiro é um dos principais epicentros desse problema”, afirmou Castro.
Lewandowski enfatizou que a ida dos representantes do governo ao Rio de Janeiro é o símbolo de uma colaboração com o estado, ressaltando a decisão de abertura de vagas em presídios federais de segurança máxima, disponibilização de peritos criminais que poderão ser recrutados, dados digitalizados como DNA e registros criminais.
“Nós vamos tomar algumas medidas emergenciais e uma mais permanente [...] um escritório emergencial de enfrentamento do crime organizado. Onde iremos conjugar as forças estaduais com as federais, para resolvermos rapidamente, com os problemas com os quais nos deparamos para a solução dessa crise”, declarou o ministro da Justiça.
Lewandowski ainda afirmou que tais ações são “embriões” em relação ao alvo almejado pelo governo, se referindo a criação de uma PEC (Proposta de Emenda à Constituição) da Segurança Pública, que está sendo discutida pelo Congresso Nacional.
O PlayPlus agora é RecordPlus: mais conteúdo da RECORD NEWS para você, ao vivo e de graça. Baixe o app aqui!
