ONG Rio de Paz faz homenagem a adolescentes mortos no Rio
Marcos e Guilherme foram mortos nas últimas 24 horas; no ato, placas com os nomes das vítimas foram colocadas na Lagoa Rodrigo de Freitas,
Rio de Janeiro|Juliana Valente, do R7*

Em menos de 24 horas, o Rio de Janeiro registrou a morte de dois adolescentes. Marcos Vinicius da Silva, baleado no Complexo da Maré, e Guilherme Henrique Natal, na comunidade Vila Vintém, ambos de 14 anos, foram vítimas de bala perdida na cidade. Em protesto a morte dos dois jovens, a ONG Rio de Paz fez uma homenagem aos adolescentes na Lagoa Rodrigo de Freitas, na zona sul, na manhã desta sexta-feira (22) .
No ato, foram colocadas duas placas com os nomes das vítimas ao lado de outros 40 cartazes que recordam crianças e adolescentes mortos por bala perdida no Rio desde 2007.
Para o presidente e fundador da ONG, Antônio Carlos Costa, "as mortes de crianças vítimas de balas perdidas nas favelas, por conta de confrontos entre policiais e traficantes ou disputa pelo controle territorial entre facções criminosas rivais, é a face mais hedionda da violência no Rio de Janeiro".
Ele ressalta ainda que "meninos e meninas pobres estão pagando o preço de uma história que não lhes diz respeito".
— Eles são os mais vulneráveis. Além do sangue inocente, vale a pena lembrar, famílias inteiras são destroçadas pela dor da perda. No Brasil, o morador de favela é matável.
Marcos Vinicius
Marcos Vinícius da Silva foi atingido durante uma operação da Polícia Civil no Complexo da Maré, na zona norte do Rio, na última quarta (20). Ele foi baleado no abdómen quando estava a caminho da escola. Ele chegou a ser encaminhado para o Hospital Estadual Getúlio Vargas, mas não resistiu aos ferimentos e morreu.
Nesta quinta, estudantes fizeram uma nanifestação em protesto a morte do adolescente. No ato, os estudantes vestiram uniformes escolares com manchas que simulavam sangue. Na ocasião, um policial militar foi filmado ameaçando agredir uma estudante com um pedaço de madeira.
Polícia diz estar empenhada para esclarecer morte de jovem na Maré
Guilherme Henrique
Guilherme Henrique Natal foi baleado em Realengo, próximo à comunidade Vila Vintém, na zona oeste do Rio, na noite da última quarta (20). De acordo com a Polícia Militar, testemunhas disseram que suspeitos estavam em um carro e passaram atirando contra as vítimas na rua Marechal Falcão da Frota, que dá acesso à comunidade.
De acordo com a SMS (Secretaria Municipal de Saúde), ele já chegou morto ao Hospital Estadual Albert Schweitzer.
O corpo do jovem foi sepultado, na manhã desta sexta, no Cemitério de Irajá, zona norte da cidade.
* Estagiária do R7, sob supervisão de Bruna Oliveira