Logo R7.com
Logo do PlayPlus

Operação contra roubos de veículos e cargas tem 11 suspeitos presos na zona norte do Rio

A Polícia Civil apreendeu cerca de 22 veículos clonados, na manhã desta sexta-feira (16), no Complexo do Chapadão

Rio de Janeiro|Do R7

Operação será permanente no estado do RJ
Operação será permanente no estado do RJ

A Polícia Civil prendeu nesta sexta-feira (16) 11 suspeitos de roubos de carga e apreendeu 22 veículos roubados, durante a Operação Torniquete, no Complexo do Chapadão, na Pavuna, zona norte do Rio. A operação será permanente no estado.

De acordo com o setor de inteligência da DRFA e DRFC — delegacias de roubos e furtos de automóveis e de cargas, respectivamente —, as investigações mostram que os materiais roubados eram levados para outras comunidades dominadas pela mesma facção.

Ainda segundo a polícia, os veículos eram usados para a efetivação de outros roubos e também eram clonados, vendidos ou desmanchados para a revenda das peças.

Compartilhe esta notícia no WhatsApp


• Compartilhe esta notícia no Telegram

Além disso, os criminosos sequestraram algumas vítimas desses crimes e as mantinham como reféns para a realização de Pix e outras formas de extorsão.


Ações criminosas

Algumas dessas ações criminosas resultaram na morte das vítimas por latrocínio — roubo seguido de morte. Na maioria dos casos, elas nem sequer esboçaram algum tipo de reação. O grupo levou terror a vias expressas como a avenida Brasil, a Via Light e a avenida Pastor Martin Luther King Jr.

Em um dos casos, no dia 11 de abril deste ano, uma idosa de 72 anos foi arrastada por 400m após ter ficado presa ao cinto de segurança durante um roubo ocorrido na Pavuna. Já em 29 de abril, criminosos do mesmo complexo roubaram um caminhão e fizeram o motorista refém.


Base de facção

O Complexo do Chapadão se tornou uma das bases operacionais da maior facção criminosa do estado, que fornece armamento pesado para a prática de roubos de veículos e de cargas cometidos principalmente na Baixada Fluminense e em regiões do Rio de Janeiro como Barra da Tijuca, Recreio dos Bandeirantes e outros bairros das zonas sul, norte e oeste, bem como na região metropolitana — Niterói e São Gonçalo.

A operação foi baseada em dados de investigação e de inteligência das referidas especializadas e de outras unidades do DGPE (Departamento-Geral de Polícia Especializada), analisados conjuntamente com informações do ISP (Instituto de Segurança Pública) e da Ssinte (Subsecretaria de Inteligência da Polícia Civil).

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.