Operação contra tráfico prende 45 pessoas em Queimados e Itaguaí
Investigações apontam que quadrilhas da Baixada Fluminense têm relação com criminosos do Complexo da Penha
Rio de Janeiro|Thaís Silveira, do R7*, com Agência Brasil

A Polícia Civil, com o apoio do MP-RJ (Ministério Público do Estado do Rio), prendeu 45 pessoas nesta sexta-feira (13), em operação contra a venda de drogas em Queimados e Itaguaí, na Baixada Fluminense. De acordo com a Polícia Civil, dos 74 mandados de prisão expedidos pela Justiça, 32 foram cumpridos. Outros cinco adultos foram presos em flagrante.
O alvo da Operação Cananeu são quadrilhas em três comunidades em Queimados (Morro do Cocô, São Simão e Caixa D'Água) e duas em Itaguaí (Sem Terra e Cação). A operação também cumpre 12 mandados de apreensão contra adolescentes. Oito já foram cumpridos pelos policiais, que têm como base investigações iniciadas em setembro do ano passado.
Os investigadores acreditam que o tráfico de drogas na favela São Simão é comandado por dois criminosos do Complexo da Penha, na zona norte do Rio de Janeiro. Luís Carlos Silva de Marins, o Macaquinho ou MC, e Daniel Afonso de Andrade, o Danado, são apontados pela polícia como chefes da comunidade de Queimados.
Segundo o delegado que iniciou as investigações, Júlio da Silva Filho, é preciso combater a ligação entre as quadrilhas.
— Penso que precisamos cortar esse elo o mais breve possível, até para que possamos salvar nossos jovens e adolescentes. Eles vão estendendo os tentáculos. A sociedade precisa se insurgir contra isso.
De acordo com a Polícia Civil, os suspeitos são investigados por tráfico de drogas, homicídio, associação ao tráfico, organização criminosa, corrupção de menores e tortura.
*Estagiária do R7, sob supervisão de PH Rosa














