Operação das Forças de Segurança na zona norte entra no segundo dia
Forças Armadas, Polícia Civil e equipes especiais da PM voltam aos complexos da Penha, Alemão e da Maré; sete pessoas morreram na ação de ontem
Rio de Janeiro|Rayssa Motta, do R7*
As Forças de Segurança iniciaram, nesta terça-feira (21), o segundo dia de operação nos complexos da Penha, Alemão e da Maré, na zona norte do Rio de Janeiro. Desde ontem, 4.200 agentes das Forças Armadas, 70 policiais civis e equipes especiais da Polícia Militar estão na região para o combate do tráfico de drogas. Durante o dia, dois militares do Exército ecinco pessoas — identificadas apenas como suspeitas — morreram em confrontos.
O cabo Fabiano de Oliveira foi atingido no ombro durante um confronto com suspeitos na Serra da Misericórdia, no Alemão, e morreu a caminho do hospital. Já Viktor da Silva, do 25º Batalhão de Infantaria Paraquedista, chegou morto ao Hospital Getúlio Vargas após ser atingindo no rosto e na perna durante um confronto no Complexo da Penha. Ambos serão enterrados na tarde de hoje.
De acordo com o último balanço do CML, até as 22h desta segunda (20), além das mortes dos agentes, o primeiro dia de operação teve um militar ferido, 60 pessoas presas, cinco reféns libertados, duas barricadas removidas e 14 armas (cinco fuzis), 1.045 munições, sete carregadores, uma moto, um colete balístico e mais de 554 kg de maconha apreendidos.
A operação acontece no contexto da Intervenção Federal na Segurança Pública do estado, que completou seis meses no último dia 16 de agosto. Desde seu início, em fevereiro deste ano, foram mais de 370 operações na capital, na Baixada Fluminense e na região metropolitana do Estado.
Operação da Polícia Militar no Jacarezinho
A PM informou, por meio de rede social, que equipes do Bope (Batalhão de Operações Policiais Especiais), BPChq (Batalhão de Polícia de Choque) e BAC (Batalhão de Ações com Cães) estão em operação na comunidade do Jacarezinho, também na zona norte. Um veículo blindado também foi visto circulando na comunidade.
Por volta das 5h, a plataforma OTT-RJ (Onde Tem Tiroteio) registrou tiros localidades Beira, Fundão, Pontilhão, Maro, Esperança e Cruzeiro.
Até às 10h, um homem foi preso, uma moto roubada recuperada, uma pistola 9 mm e drogas apreendidas.
*Estagiária do R7, sob supervisão de Odair Braz Jr.