Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Operação prende 46 suspeitos de violência contra mulher no RJ

Ação reforça a importância da Lei Maria de Penha, que completa 12 anos nesta terça-feira (7); ao todo, foram cumpridos 53 mandados de prisão

Rio de Janeiro|Rayssa Motta, do R7*

Agentes das DEAMs-RJ cumprem mandados de prisão
Agentes das DEAMs-RJ cumprem mandados de prisão Agentes das DEAMs-RJ cumprem mandados de prisão

Agentes das DEAMs (Delegacias Especiais de Atendimento à Mulher) do Rio de Janeiro prenderam, nesta terça-feira (7), 46 suspeitos com mandado de prisão em aberto por violência doméstica e sexual no Estado.

A delegada Gabriela Von Beauvais, titular da Deam-Rio, informou que foram cumpridos 53 mandados de detenção temporária, preventiva e de condenação, por crimes como lesão corporal, descumprimento de medidas protetivas, estupro, estupro de vulnerável e tentativa de feminicídio. 

A Operação em Defesa da Mulher, coordenada pela DPAM (Divisão de Polícia de Atendimento à Mulher) e apoiada pelas Delegacias de Homicídio, Polinter (Serviço de Polícia Interestadual) e demais departamentos da Polícia Civil, tem como objetivo reforçar a importância da criação da Lei Maria Penha, que celebra 12 anos nesta terça.

A Lei 11.340, sancionada em 7 de agosto de 2006, ficou conhecida como Maria da Penha após o caso da farmacêutica Maria da Penha Maia Fernandes, que ficou paraplégica ao ser baleada pelo próprio marido.

Publicidade

Tatiane Spitzner sofreu fratura no pescoço, aponta laudo do MP

Violência sexual e doméstica no Estado

Publicidade

Em 2017, 4.654 mulheres vítimas de violência sexual nas formas de estupro, tentativa de estupro ou assédio registraram ocorrência nas delegacias do estado, segundo dados do ISP-RJ (Instituto de Segurança Pública do Rio de Janeiro).

No mesmo ano, foram registrados 68 casos de feminicídio no Rio de Janeiro. 57,4% ou 39 deles, tiveram como acusados companheiros ou ex-companheiros, enquanto 52,9% (36 feminicídios) ocorreram no interior das residências.

*Estagiária do R7, sob supervisão de Odair Braz Jr.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.