Operação Verão faz mais de 400 abordagens e impede arrastões no Rio de Janeiro
Onze foram presos por tentar roubar e 172 carros foram multados por parar em lugar proibido
Rio de Janeiro|Do R7

No primeiro final de semana sob administração do prefeito Marcelo Crivella (PRB), a GM-Rio (Guarda Municipal do Rio de Janeiro) autuou mais de 400 pessoas na orla da capital fluminense durante a Operação Verão.
Após atuação mais ostensiva nas ruas a fim de prevenir pequenos delitos, com o apoio ao trabalho da Polícia Militar, os guardas miram reforçar a segurança pública da cidade.
O coronel Paulo Amendola, que implantou a GM-Rio em 1993 e é o novo secretário Municipal de Ordem Pública (Seop), pasta sob a qual está a guarda municipal, explicou que os agentes seguirão "atuando com o foco no cuidar das pessoas, mas com uma presença mais ostensiva nas ruas, em interação direta com a PM".
A inspetora regional Tatiana Mendes, nova comandante da GM-Rio, explicou que a atuação das equipes de guardas foi fundamental para manter a segurança e o ordenamento na orla, a partir da operação conjunta com ações efetivas que muito contribuíram para evitar arrastões.
— Continuaremos trabalhando firme para dar mais tranquilidade ao carioca e turista, não só na orla, mas em todos os pontos da cidade. Para tanto, estamos readequando a atuação de nossas equipes, em busca de mantermos o foco na prevenção, mas com presença mais ostensiva.
Tatiana é a primeira mulher e primeira guarda de carreira a comandar a GM-Rio, maior Guarda desarmada de todo o País e também a primeira a ter sua própria academia de formação de guardas.
Balanço
Das mais de 400 autuações, 11 pessoas foram detidas na sua maioria por tentativa de roubo; 160 foram autuadas por produtos apreendidos (157 por comercialização ilegal e três pipas com cerol); e houve também 172 veículos infracionados por estacionamento irregular, com 54 deles rebocados.
No sábado, os guardas do 1º Grupamento Especial de Praia (GEP da Zona Sul) impediram o início de um arrastão na praia de Ipanema.
Na atuação direta na areia, as equipes retiraram 17 cães e coibiram 16 práticas de altinho, distribuindo nos dois dias 400 pulseiras de identificação nas praias, o que ajudou na localização de pais de 15 crianças perdidas.
A Operação Verão 2017 da GM-Rio conta com cerca de 70 GMs atuando durante a semana na orla e 220 nos fins de semana e feriados, com reforço de agentes dos grupamentos Tático Móvel (GTM) e de Operações Especiais (GOE). Divididos em pontos estratégicos, eles desenvolvem ações voltadas ao ordenamento e segurança em geral dos banhistas.















