Operação Verão: guardas registram 47 ocorrências na orla do Rio
Ação teve início no dia 12 de outubro e termina ao final da estação; balanço da Guarda Municipal contabilizou números até o último dia 24
Rio de Janeiro|Bruna Oliveira, do R7
Quarenta e sete ocorrências na orla do Rio, das zonas sul a oeste, foram registradas em delegacias por guardas municipais durante a Operação Verão. Entre os crimes estão furto, roubo, desacato e resistência, com prisões de adultos e apreensões de adolescentes em flagrantes.
A operação teve início no dia 12 de outubro e termina ao final da estação, período em que as praias ficam mais cheias.
Até o último dia 24, segundo balanço da Guarda Municipal, foram feitas 2.269 apreensões de produtos comercializados sem autorização. Na zona sul, entre os produtos apreendidos havia 30 facas encontradas em depósitos de caipirinha e também com pessoas em situação de rua.
Leia mais: Bilhetes do Metrô ainda estão disponíveis para Réveillon no Rio
Guardas também apreenderam 33 churrasqueiras, três pipas com cerol e uma tocha na zona oeste. Por se tratar de áreas de proteção ambiental, é proibido a fabricação de alimentos, como churrascos, nas praias.
Leia também
Agentes do Gep (Grupamento Especial de Praia) também fizeram 2.800 orientações para a retirada de cães na areia e 596 retiradas de camping.
Além disso, foram coibidas 217 práticas esportivas, como altinho e frescobol, em horário e/ou local proibido.
Os guardas ajudaram 77 crianças perdidas a reencontrarem os pais ou responsáveis e distribuíram cerca de 500 pulseiras de identificação.
A Operação Verão conta com 531 guardas municipais empregados no patrulhamento da orla das zonas sul e oeste da cidade, em ações de ordenamento urbano e de trânsito e na prevenção de pequenos delitos.
O efetivo nas ruas conta ainda com o suporte do Núcleo de Videopatrulhamento da Guarda Municipal, que utiliza 80 câmeras do Centro de Operações Rio, redirecionadas para reproduzir imagens e monitorar o calçadão e a faixa de areia.