Paes decreta feriado no Rio na quinta-feira para passagem da tocha olímpica
Prefeitura já havia anunciado outros três feriados durante os jogos
Rio de Janeiro|Do R7

A prefeitura do Rio de Janeiro decretou que quinta-feira (4) também será feriado na cidade. A informação foi divulgada pelo prefeito Eduardo Paes, durante entrevista nesta terça-feira (2). Quinta-feira é o primeiro dia em que a tocha olímpica percorrerá a cidade.
Além de quinta, a prefeitura já tinha decretado três feriados municipais durante os Jogos Olímpicos: sexta-feira (5), dia da abertura dos Jogos; quinta (18), dia da competição de triatlo masculino; e segunda (22), dia de saída de turistas e delegações da cidade.
Segundo a prefeitura, foi decretado feriado no dia 4 para garantir que a passagem da tocha olímpica pelas ruas do Rio seja tranquila e a população possa participar da festa. Assim como nos dias 18 e 22, o comércio permanecerá aberto nesta quinta-feira.
A tocha chega à cidade do Rio de Janeiro na quarta-feira (3). Para viabilizar a passagem da tocha olímpica com segurança para os condutores, atender a requisitos da segurança e para minimizar os impactos na mobilidade, a CET-Rio irá bloquear as vias uma hora antes da chegada do comboio.
A maior parte do trajeto da tocha na quarta será pelas ruas do centro, inclusive com a utilização do VLT (Veículo Leve sobre Trilhos), e terá a presença do gari Renato Sorriso, figura emblemática do Carnaval carioca, e da cineasta Carla Camurati.
Na quinta-feira, o percurso da tocha começa pela Vila dos Atletas, na Barra da Tijuca (zona oeste), passa pela praia da Macumba, onde será conduzida pelo surfista Rico de Souza; chega ao Palácio 450, em Madureira (zona norte), onde Tia Surica e Monarco fazem o beijo da chama; e segue para a praça Mauá, onde haverá o acendimento da pira de celebração. Em um revezamento noturno, a tocha segue pela zona sul, da Gávea a Copacabana, encerrando a noite.
Na sexta-feira (5), a tocha olímpica sai do Cristo Redentor, pela manhã, com a participação do cardeal arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani Tempesta. Em seguida, passa pelo Palácio da Cidade, onde servidores municipais como o jornalista Idalício Manoel de Oliveira, há 39 anos na área de imprensa; e Gyleno dos Santos, garçom do gabinete do prefeito há 35 anos, conduzem a tocha pelo jardim. O revezamento percorre ainda o trecho da orla da avenida Niemeyer à Urca, com direito a passagem pelo Pão de Açúcar, e segue para o aterro do Flamengo, onde o cavaleiro Rodrigo Pessoa encerra o percurso em frente ao Monumento aos Pracinhas.















