Petrobras doará 200 mil testes para identificação do coronavírus no RJ

Importados dos Estados Unidos, material é considerado ''padrão ouro'' pelo alto índice de confiabilidade no diagnóstico da Covid-19

Doação da Petrobras deverá chegar em abril

Doação da Petrobras deverá chegar em abril

Marcelo Fonseca/Folhapress

A SES-RJ (Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro) confirmou, nesta segunda-feira (23), que receberá da Petrobras uma doação de 200 mil testes para identificação do coronavírus. O material é importado dos Estados Unidos e deve chegar ao território nacional em abril.

Leia mais: Coronavírus: Rio vai desinfetar locais com maior risco de contágio

Os testes são do tipo RT-PCR, considerados ‘’padrão ouro’’, de acordo com o Center for Disease Control and Prevention, pelo alto índice de confiabilidade no diagnóstico.  

Em nota, o secretário de Estado de Saúde do Rio, Edmar Santos, afirmou que a mobilização de toda a sociedade vai ajudar a diminuir os casos de Covid-19 no Estado e no país.

“A iniciativa da Petrobras mostra que a saúde pública é construída por todos nós. As contribuições nos ajudarão na missão de enfrentar o coronavírus”, declarou Edmar.

Leia mais: Rio: Prefeitura decreta fechamento do comércio a partir de terça (24)

Os testes entregues à SES-RJ pela Petrobras correspondem a um terço da doação da empresa ao SUS (Sistema Único de Saúde). Dos 600 mil testes doados, 400 mil vão ser destinados ao Ministério da Saúde e 200 mil ao Rio de Janeiro.

Ainda segundo a SES-RJ, já são 233 casos e quatro mortes confirmadas em decorrência do novo coronavírus no Estado. 

*Estagiária do R7 sob supervisão de Bruna Oliveira