PF faz ação contra quadrilha que fraudou R$ 4,5 milhões em contas da Caixa Econômica no RJ
Segundo investigações, suspeitos utilizaram acessos privilegiados e desviaram valores de contas sociais digitais da instituição
Rio de Janeiro|Do R7

A PF (Polícia Federal) realiza, na manhã desta terça-feira (28), uma operação para desarticular uma quadrilha responsável por ter fraudado mais de R$ 4,5 milhões de contas da Caixa Econômica Federal, em novembro do ano passado.
Na operação Acesso Restrito, os agentes cumprem um mandado de prisão preventiva e três mandados de busca e apreensão, expedidos pela 2ª Vara Federal de Niterói, no Rio de Janeiro.
As investigações começaram a partir de informações repassadas pela Centralizadora Nacional de Segurança da Caixa Econômica e mostram que os suspeitos utilizaram acessos privilegiados e desviaram valores de contas sociais digitais da instituição bancária, que foram sacados indevidamente.
Os alvos dos mandados prestavam serviços de informática a agências da região metropolitana do Rio de Janeiro e se aproveitaram de seu trânsito e de suas credenciais para obter acessos privilegiados de uso restrito.
Os acessos privilegiados foram utilizados para adquirir senhas e perfis de acesso de outros empregados da Caixa. Isso serviu para que fossem indevidamente transferidos valores para contas digitais vinculadas a projetos sociais, o que possibilitou o saque pelos criminosos.
Foi identificada a participação de um hacker já envolvido em outros ataques cibernéticos a contas bancárias, que se encontra foragido.
Os crimes investigados abrangem peculato, violação de sigilo funcional, invasão de dispositivo informático e furto qualificado, cujas penas somadas podem ultrapassar 30 anos de prisão.















