Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

PF faz ação contra suspeitos de favorecer facção em presídios do RJ

São cumpridos 3 mandados de prisão e 5 de busca; Raphael Montenegro, secretário de Administração Penitenciária, está preso

Rio de Janeiro|Da Record TV no Rio, com Agência Brasil

Operação mira cúpula da Seap
Operação mira cúpula da Seap Operação mira cúpula da Seap

A PF (Polícia Federal), com apoio de cerca de 40 agentes, cumpre nesta terça-feira (17) três mandados de prisão temporária e cinco de busca e apreensão em ação que visa desarticular esquema criminoso estabelecido na cúpula da Seap (Secretaria Estadual de Administração Penitenciária do Rio de Janeiro).

Os alvos da operação "Simonia" são acusados de favorecer lideranças de uma facção criminosa fluminense com atuação internacional no tráfico de drogas. Além da capital, os mandados estão sendo cumpridos nos municípios de Nova Iguaçu e Duque de Caxias, na Baixada Fluminense.

De acordo com informações apuradas pela Record TV Rio, foram presos nesta manhã Raphael Montenegro, secretário de Administração Penitenciária, Wellington Nunes da Silva, subsecretário de Gestão Operacional e Sandro Farias Gimenes, superintendente da Seap.

Conforme a PF, agentes públicos facilitaram a entrada de pessoas e itens proibidos em unidades prisionais do estado e libertaram pessoas contra as quais ainda havia mandados de prisão pendentes de cumprimento. Há ainda a suspeita de que esses agentes realizaram ações para viabilizar o retorno, ao Rio de Janeiro, de criminosos detidos na Penitenciária Federal de Catanduvas, no Paraná. 

Publicidade

A investigação aponta ainda que os desvios cometidos pelos investigados foram praticados em troca de influência sobre os locais de domínio destes traficantes e outras vantagens ilícitas.

A investigação contou com o apoio do MPF (Ministério Público Federal) e do Depen (Departamento Penitenciário Federal). O nome "Simonia" faz referência a uma prática medieval em que detentores de cargos trocavam benefícios ilegítimos por vantagens espúrias.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.