Logo R7.com
RecordPlus
‌

PF realiza operação que investiga esquema de sonegação de imposto na Barra da Tijuca

Grupo empresarial produtor de cigarro é investigado em quatro estados brasileiros

Rio de Janeiro|Do R7

  • Google News

Adicione como fonte preferencial no Google

Opens in new window

A Polícia Federal realiza nesta quarta-feira (19) a operação “Ex Fumo” em quatro estados brasileiros: Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo e Rio Grande do Sul. No Rio os agentes atuam em um endereço comercial na Barra da Tijuca, zona oeste da capital fluminense. A ação tem por objetivo reprimir a produção ilegal de cigarros e a sonegação fiscal por meio

de fraude.

‌

De acordo com as investigações, um grupo com atuação há mais de uma década no setor cigarreiro, executava um complexo esquema de sonegação de impostos. Segundo a PF, as empresas do conglomerado teriam se apropriado de cerca de R$ 2,3 bilhões dos cofres públicos em tributos. A estratégia foi aprimorada em 2014, quando a organização criminosa contratou um especialista em fraudes tributárias, que passou, então, a aplicar uma estratégia de utilizar títulos podres da dívida pública para garantir a isenção tributária.

O grupo também é suspeito de manter uma linha de produção de cigarros paralela, que não foi declarada para a receita federal. Computadores, HDs, celulares, mídias de armazenamento e documentos estão sendo apreendidos para serem analisados.

‌

No total estão sendo cumpridos 20 mandados judiciais de busca e apreensão e quatro

de prisão temporária. No Rio, os agentes fazem buscas nesta manhã de quarta-feira (19) em um escritório de advocacia localizado na Barra da Tijuca, onde também seguem ordens para cumprir um mandado de prisão.

Siga R7 no Google e fique por dentro de tudo que acontece

Seguir no Google

Últimas

‌

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.