Pista do Aeroporto Santos Dumont é liberada para pousos e decolagens
A movimentação estava suspensa desde as primeiras horas desta terça (30) devido a um vazamento de óleo
Rio de Janeiro|Do R7

A pista do Aeroporto Santos Dumont foi liberada para pousos e decolagens às 17h25 desta terça-feira (30), segundo a Infraero.
A movimentação estava suspensa desde as primeiras horas devido a um vazamento de óleo provocado por um veículo utilizando em manutenção preventiva.
A Infraero confirmou ainda que estenderá o horário de operação do aeroporto para auxiliar na regularização dos voos. O horário regular de funcionamento é das 6h às 23h
Devido ao problema, mais de 160 chegadas e partidas foram canceladas e 14 voos foram desviados para o Aeroporto Internacional do Galeão, na Ilha do Governador.
O incidente ocorreu nessa madrugada, por volta das 3h. Logo em seguida, equipes iniciaram a limpeza da pista, que só foi concluída nesta tarde.
Limpeza da pista
Segundo a Infraero, o veículo envolvido no vazamento do produto é um caminhão “desemborrachador”, que estava sendo utilizado em manutenção preventiva da pista — procedimento considerado rotineiro previsto nos normativos da aviação civil.
A empresa responsável pela operação dos aeroportos também explicou que o veículo não fazia transporte de combustível. O óleo derramado é do motor do próprio equipamento.
“Imediatamente após a ocorrência foi realizada a retirada do veículo e iniciada a limpeza com produto específico para tal finalidade, um desengraxante biodegradável em conjunto com a água dos Carros Contraincêndio, que possuem jatos de alta pressão”, ressaltou a Infraerto em nota.
Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp













