PM abre inquérito para apurar conduta de policiais do Bope em operação na Maré
Ação do Bope após arrastão deixou ao menos nove mortos na capital
Rio de Janeiro|Do R7

A Polícia Militar informou na tarde desta quarta-feira (26) que um inquérito foi aberto para investigar a conduta de policiais do Bope (Batalhão de Operações Policiais Especiais) na operação realizada entre a noite de segunda-feira (24) e a manhã de terça (25) na favela Nova Holanda, no Complexo da Maré.
Nove pessoas morreram na ação, entre elas, um sargento do Bope e ao menos um morador da comunidade. A operação foi desencadeada por um arrastão, ocorrido durante um protesto na região.
O chefe do COE (Comando de Operações Especiais), coronel Hugo Freire, se reuniu na quarta (26) com lideranças do Complexo da Maré. O principal tema do encontro foi a atuação de agentes do Bope na operação. Equipes da corregedoria interna da PM também participaram da reunião.
O grupo recebeu denúncias detalhadas de moradores sobre supostos excessos cometidos pelos policiais.
A Divisão de Homicídios ouviu nesta quarta os policiais militares que participaram da ação comandada pelo Bope. De acordo com a assessoria da Polícia Civil, as armas dos PMs foram recolhidas e encaminhadas para perícia. Será realizado um exame de confronto balístico para saber se as vítimas fatais foram atingidas por policiais ou criminosos.
Protestos
Moradores da Maré e estudantes se reuniram em frente à Secretaria de Segurança do Estado, na Central do Brasil, na manhã desta quarta, para reclamar da ação, segundo eles, truculenta do Bope
Os manifestantes levarem cartazes criticando o excesso de força de alguns agentes e chegaram a pedir a desmilitarização da Polícia Militar. A segurança na sede da Seseg foi reforçada para evitar uma tentativa de invasão.















