PM suspeito de atirar contra turista na Rocinha é identificado
Espanhola foi baleada após carro em que ela estava furar blitz, segundo PM
Rio de Janeiro|Do R7, com Record TV
A Corregedoria da Polícia Militar já identificou o PM suspeito de atirar contra uma turista espanhola na Rocinha, zona sul do Rio, nesta segunda-feira (23). O tiro atingiu o pescoço e matou Maria Esperanza Ruiz Jimenes, de 67 anos. O nome do PM não foi divulgado.
Ainda de acordo com a Corregedoria, as armas dos militares envolvidos na ação foram apreendidas e encaminhadas para a perícia.
Segundo as investigações, Maria Esperanza estava em um carro de uma agência de turismo acompanhada do irmão, da cunhada, de um motorista italiano, que mora há quatro anos no Brasil, e uma guia brasileira. O veículo em que o grupo estava foi alvejado por PMs quando passava pela estrada da Gávea, via que corta a comunidade.
De acordo com informações do Batalhão de Choque, os policiais dispararam depois que o veículo não obedeceu à ordem de parada e furou a blitz . Após a abordagem, os agentes perceberam que se tratava de um carro de turistas.
No entanto, o motorista afirmou em depoimento à Polícia Civil que não viu o bloqueio policial. Parentes da turista também já foram ouvidose deram mesma a versão. Mas um balconista de uma farmárica, que fica em frente ao local onde a mulher foi baleada, disse que viu os policiais mandarem o veículo parar.
O carro atingido pelo disparo já passou por uma perícia.
Insegurança na Rocinha
Há mais de um mês, a Rocinha vive um clima de insegurança com registros de tiroteios quase que diariamente. Nesta segunda, dois policiais e um suspeito ficaram feridos em uma troca de tiros.
A guerra entre o tráfico teve início no dia 17 de setembro, depois que ocorreu um racha na facção que controlava o ponto de venda de drogas na região.