Polícia Civil ouve alunos suspeitos de fraudar sistema de cotas da Uerj
Estudantes teriam ingressado na universidade por falsa autodeclaração de cor e de renda
Rio de Janeiro|Do R7

A Polícia Civil vai começar, nesta semana, a colher os depoimentos de estudantes da Uerj( Universidade do Estado do Rio de Janeiro) suspeitos de fraudar o sistema de cotas no vestibular de 2013. A polícia já solicitou à universidade a documentação dos suspeitos.
Segundo o inquérito, cerca de 40 alunos matriculados em diversos cursos teriam ingressado na universidade supostamente por meio de falsa autodeclaração de cor negra ou indígena e renda familiar. Os casos foram revelados por denúncias anônimas feitas para a ouvidoria do Ministério Público. Segundo o denunciante, haveria fortes indícios de fraude no vestibular para ingresso no curso de Medicina da Uerj do ano de 2004.
Em janeiro deste ano,um aluno que fraudou o vestibular de medicina da instituição foi expulso e ainda pode responder na Justiça pelo crime. A fraude no sistema de cotas sociais foi identificada ao final de 2013, com base em denúncias de colegas do próprio curso. Foi o primeiro caso do tipo na Uerj, desde a criação das ações afirmativas há 12 anos.















