Polícia Civil prende ex-PM em operação contra milicianos na zona oeste do Rio
Objetivo da operação era apurar e monitorar reunião que seria realizada entre milicianos de Rio das Pedras e da Muzema
Rio de Janeiro|Do R7
A Polícia Civil realizou uma operação na comunidade Rio das Pedras, em Jacarepaguá, na zona oeste do Rio, na noite da última quinta-feira (7). Cinco milicianos foram presos e um adolescente, de 17 anos, foi apreendido.
Segundo a polícia, o objetivo da operação era apurar e monitorar uma reunião que seria realizada entre milicianos locais e da Muzema. Entre os presos está um ex-policial militar. Na ação, foram apreendidas três armas de fogo, carregadores, munições, aparelhos de telefone celular, uma motocicleta e dinheiro.
Ainda de acordo com a polícia, o ex-PM detido portava uma das armas apreendidas e possui envolvimento com a milícia há mais de cinco anos. O criminoso era uma das lideranças da Muzema e tinha um mandado de prisão em aberto pelos crimes de porte ilegal de arma de fogo e receptação. Ele já tinha sido preso em 2018.
O segundo criminoso preso, que também portava uma arma de fogo, após a prisão de diversos milicianos de Rio das Pedras, passou a atuar como a liderança do local. Dois outros acusados faziam a segurança da reunião e o menor de idade apreendido era o olheiro da organização criminosa.
Cidade Integrada
A ação da polícia faz parte de uma força tarefa contra milicianos e integra as iniciativas implementadas do Cidade Integrada, programa do Governo do Estado para retomada de territórios dominados por criminosos.
Um dos pontos do projeto é a reestruturação dos núcleos de assistência ao cidadão, que vai ser a porta de entrada dos serviços nas comunidades.