Polícia Civil realiza ação contra furto de combustíveis na Baixada (RJ)
Investigações apontam que quadrilha perfura dutos da Petrobras e, em seguida, transporta o material roubado em caminhões baú adaptados
Rio de Janeiro|Lucas Ferreira, do R7*
A Polícia Civil realiza nesta quarta-feira (14) uma operação contra uma quadrilha suspeita de furtar combustíveis dos dutos da Petrobras em cidades da Baixada Fluminense. Segundo os investigadores, o grupo perfurava o encanamento da empresa petroleira causando prejuízo estimado em R$ 1 milhão.
Polícia de SP faz operação contra corrupção em presídios do RJ
Os agentes da DDSD (Delegacia de Defesa de Serviços Delegados) prenderam nesta manhã cinco pessoas e tentam cumprir outros dois mandados de prisão contra suspeitos de participação no esquema.
Leia também
A operação batizada de Baú leva esse nome, pois a quadrilha adaptava a carroceria de caminhões baú para transportar o combustível roubado. Desta forma, evitando os tradicionais caminhões tanque, o grupo chamava menos atenção de possíveis fiscalizações.
A quadrilha também contava com batedores que escoltavam os caminhões baú e sinalizavam possíveis fiscalizações no caminho, além de integrantes armados que davam assistência durante as perfurações.
Segundo a Polícia Civil, a quadrilha também é suspeita de causar graves prejuízos ambientais, como o derramamento de petróleo no solo. As perfurações também poderiam causar explosões e problemas operacionais à Petrobras.
Ex-PM envolvido no caso Marielle é condenado por posse ilegal de arma
Em nota, a Polícia Civil destacou que tem intensificado as ações contra as quadrilhas que realizam este tipo de furto. O delegado do caso, André Leiras, também informou que um dos alvos da operação fez uma família refém no momento da prisão, mas não deixou feridos.
*Estagiário do R7, sob supervisão de PH Rosa