Logo R7.com
RecordPlus

Polícia encontra quatro corpos mumificados em necrotério do Hospital Salgado Filho, no Rio

A descoberta ocorreu numa investigação sobre o estado dos cadáveres entregues pela unidade ao IML

Rio de Janeiro|Do R7

  • Google News
Polícia investiga estado dos corpos mantidos em necrotério do Hospital Municipal Salgado Filho RECORD

Quatro corpos mumificados foram encontrados no necrotério do Hospital Municipal Salgado Filho, no Méier, na zona note do Rio de Janeiro, nesta sexta-feira (3).

A descoberta ocorreu no momento em que policiais civis da 23ª DP (Méier) trabalhavam na investigação de 10 inquéritos sobre o estado de cadáveres entregues ao IML (Instituto Médico Legal).


Segundo a Polícia Civil, o caso começou a ser investigado após o perito do IML sinalizar sobre a dificuldade de produzir laudos em razão de os corpos chegarem em estado avançado de decomposição.

A polícia afirmou que apuração vem sendo desenvolvida nos últimos meses e indica descaso e irregularidades no tratamento dos corpos.


A partir do depoimento de testemunhas, mais corpos abandonados foram achados na unidade. Um deles estava no local desde dezembro de 2024, sem condições de identificar se seria homem ou mulher.

A polícia apreendeu os quatro corpos e encaminhou para a perícia do IML. Nenhum responsável pelo setor foi localizado. Os envolvidos serão chamados para prestar depoimento.


No total, os casos de 14 corpos são analisados. A investigação apura os crimes de fraude processual, vilipêndio a cadáver e outros.

Secretaria Municipal de Saúde afasta chefe do setor

Diante das denúncias, a SMS (Secretaria Municipal de Saúde) decidiu afastar a chefe do setor responsável pela liberação dos corpos e abriu uma sindicância para apurar os fatos.


A secretaria afirmou que Hospital Salgado Filho é uma unidade de “grande volume de atendimentos de casos graves e, consequentemente, número elevado de óbitos“.

De acordo com a pasta, três dos sete corpos que estão no necrotério do hospital são de pacientes que morreram há menos de 24 horas e ainda não foram retirados pelas famílias.

“Os outros quatro corpos são de pacientes que não tinham referências familiares ou documentos, que não foram identificados na ocasião e acabaram não podendo ser removidos para sepultamento no prazo previsto na legislação. Três desses corpos já estão com a identificação confirmada e o HMSF aguarda os trâmites judiciais para o sepultamento tardio, que deve ocorrer nos próximos dias”, explicou a SMS em nota.

Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.