Polícia prende 21 acusados de violência doméstica e sexual no RJ
Operação conta com 14 Delegacias de Atendimento a Mulher e faz alusão ao Dia da Não-Violência contra a mulher; Agentes buscam cumprir 36 prisões
Rio de Janeiro|Do R7
A Polícia Civil do Rio prendeu, na manhã desta quarta-feira (27), 21 homens acusados de violência doméstica e sexual em todo o Estado. As prisões fazem parte de uma operação conjunta das 14 Deams (Delegacias Especiais de Atendimento à Mulher) para cumprir 36 mandados de prisão e 14 de busca e apreensão.
Adolescente de 15 anos é morta pelo tio em Realengo
Segundo a Polícia Civil, a operação foi iniciada em alusão ao Dia Internacional de Não-Violência Contra a Mulher, no último dia 25.
Entre janeiro e agosto de 2018 foram registrados mais de 15 mil pedidos de medidas protetivas de emergência no Estado do Rio de Janeiro.
No mesmo período, também foram contabilizados 48 feminicídios, sendo uma média de seis vítimas por mês. No final do ano, segundo dados do ISP (Instituto de Segurança Pública), o número subiu para 71.
A plataforma EVA, do Instituto Igarapé, ainda alerta que a violência contra mulheres está entre os crimes mais subnotificados, o que origina uma lacuna entre o número de crimes reportados e o nível de criminalidade existente.
Segundo o Anuário Brasileiro de Segurança Pública, 88,8% das vítimas de feminicídio no Brasil foram assassinadas pelo próprio companheiro ou ex-companheiro.